A plataforma online interna para reaproveitamento de equipamentos e materiais, o sistema ReUse+ revela um balanço positivo, após ter sido lançada pela Kinross em maio do ano passado. Até o momento já foram 111 itens de materiais reutilizados.
A iniciativa, que partiu da equipe de Meio Ambiente, quer o estimular o consumo consciente. Segundo Gustavo Castro, chefe de departamento de Meio Ambiente, a ideia é fomentar a economia circular, embasada no conceito do desenvolvimento econômico associado ao melhor uso de recursos naturais, novos modelos de negócios que não dependam de matéria-prima virgem ou de recursos não renováveis.
“Priorizamos os insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, aumentando o ciclo de vida de materiais que não são mais úteis em determinadas áreas da empresa, mas que podem ser reutilizados em outras”.
A plataforma fica na Intranet para o acesso de empregados e de terceiros, e é uma tentativa de institucionalizar a atividade que já era desenvolvida de maneira informal pelos facilitadores do 5S (metodologia de gestão que incentiva o senso de utilização/descarte, organização, limpeza e autodisciplina). A Kinross divulga a campanha internamente para estimular seus empregados e empresas contratadas a utilizarem a plataforma.
Além do reaproveitamento de borrachas, eletrônicos, embalagens, madeira, móveis, sucatas, entre outros equipamentos, o ReUse+ realiza a doação de mudas de plantas. Para alguns desses materiais é dado um novo destino e uso como, por exemplo, roletes das corrreias transportadoras sendo usados como batentes de calçada, pneus fora de estrada como rotatórias e delimitações de áreas, entre outros.
Além da preservação dos recursos naturais, o ReUse+ significa redução de custos para a Kinross: a reutilização dos tubos de PEAD (um tipo de plástico utilizado na indústria e com alta reciclabilidade), por exemplo, gerou uma economia de R$142 mil reais.