A produtora de vanádio canadense Largo anunciou em comunicado divulgado hoje (16/02) que Paulo Misk, presidente e CEO da empresa, deixou a organização com efeito imediato.
O Conselho de Administração nomeou Daniel Tellechea como diretor-presidente interino da empresa nesta fase de transição, até a escolha de um novo CEO, cuja busca, segundo o comunicado, já foi iniciada. Tellechea é membro do Conselho de Administração desde 2015. É contador e mestre em Administração de Empresas. Antes da Largo, foi diretor de Finanças e Administração do Grupo México (1994 a 2003) e passou a atuar em uma subsidiária do grupo, a Asarco, empresa de mineração, fundição e refino de cobre, sediada em Tucson, no Arizona (EUA). Na Asarco ocupou as posições de diretor-geral, diretor financeiro, vice-presidente de Finanças e CEO, entre 2003 e 2005. De 2007 a 2014 foi presidente e CEO da Sierra Metals, que opera depósitos polimetálicos no México e Peru.
Engenheiro de minas formado na turma de 1985 pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Paulo Misk chegou à então Vanádio Maracás, situada em Maracás (VMSA), Bahia, em 2014, como gerente geral da mina. A operação enfrentava sérios problemas com sua planta de beneficiamento chegando, no início de 2016, a uma baixíssima recuperação de minério, custos altos e produção de apenas 400 t/mês, quase metade da prevista no projeto original. Em abril do mesmo ano, Misk assumiu as funções de diretor de Operação e presidente da VMSA.
Sob seu comando, o balanço da empresa, em dezembro, apresentava indicadores de desempenho bem diferentes: recuperação de 95% nas fases de moagem e lixiviação e de 98,3% na planta química, produção de 828 t/mês e faturamento 127% superior ao previsto no budget da empresa. Segundo resultados operacionais divulgados em janeiro de 2023, referentes a 2022, a produção da Largo foi de 10,4 mil t de pentóxido de vanádio (V2O5) no período.
“No próximo ano, esperamos atingir nossos objetivos planejados para realizar totalmente o valor de nossa empresa de vanádio de primeiro nível, incluindo a orientação anual para 2023, a conclusão de nossa planta de concentração de ilmenita e a entrega de nosso VRFB (bateria de fluxo de redox de vanádio) inaugural para a Enel (operadora do setor de energia elétrica) no segundo trimestre de 2023”, disse Misk na apresentação dos resultados do ano.