A SKIC Brasil, filial brasileira da Sigdo Koppers Ingienería Y Construcción, uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, avança no compromisso com a diversidade e amplia a participação das mulheres em cargos de liderança e para atuação nos projetos que desenvolve no Brasil. Nos últimos 12 meses, a empresa passou de 169 para 345 mulheres contratadas.
A valorização das profissionais também é confirmada pela nomeação, pela primeira vez, de uma mulher ao principal cargo de liderança do grupo. A executiva chilena Caroline Vender Herrera assumiu o posto de CEO do Grupo SKIC na América Latina e da SKIC Chile, em janeiro.
Na SKIC Brasil, atualmente 50% da diretoria é composta por mulheres, além de outras 24 profissionais que também ocupam postos de liderança. Em relação à participação das mulheres no quadro de profissionais, elas já representam 11% do total de funcionários.
Estes números são resultado direto do plano da SKIC Brasil de promover a diversidade em seu quadro de funcionários, dando cada vez mais oportunidades para as mulheres. Desde 2021, a empresa tem se movido nessa direção, elegendo e contratando mulheres para cargos de liderança e em todos os níveis da operação: gerenciais, administrativos, operacionais e de trabalho em campo, além de promover projetos sociais que buscam ampliar a inclusão feminina.
“Historicamente, o setor de engenharia e construção sempre contou com maior número de profissionais do sexo masculino. E temos buscado equilibrar este quadro, dando mais oportunidades para as mulheres avançarem em participação e, principalmente em cargos de liderança”, conta Christiane Yoshinaga, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade na SKIC Brasil.
Uma CEO na liderança do grupo na América Latina
Em janeiro de 2024, o Conselho de Administração da SKIC, empresa do Grupo Sigdo Koppers, nomeou a executiva Caroline Vender Herrera como CEO da SKIC, sendo a primeira mulher a exercer o cargo.
Engenheira civil industrial pela Universidade de Santiago, com MBA pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e certificação do Senior Business Management Program (PADE) da ESE Business School da Universidade de Los Andes, Caroline tem uma grande e admirável carreira dentro da empresa, tendo iniciado sua trajetória na SKIC Chile como trainee em 1997.
Caroline passou por diversos cargos e, desde 2020, atuava como Vice-Presidente de Planejamento, Estratégia e Pessoas LATAM para Brasil, Peru, Colômbia e Chile. Também atuou como diretora de diversas empresas do Grupo SKIC nos últimos seis anos. Desde 2021, é Conselheira Nacional da Câmara Chilena de Construção.
Caroline passou agora a liderar o futuro da empresa, assumindo o papel de incorporar à estratégia da SKIC novas perspectivas de negócios e potencializar o crescimento sustentável da companhia.
O presidente do Conselho de Administração do Grupo SKIC e SKIC Chile, Juan Pablo Aboitiz, afirmou: “Estamos orgulhosos que Caroline Vender assuma o desafio de liderar o desenvolvimento da empresa. Ela tem um excelente histórico de contribuição para o desenvolvimento da SKIC”.
Quem é a SKIC
A SKIC (Sigdo Koppers Ingenería Y Construcción) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil e Peru. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional.
A empresa tem uma vasta experiência em projetos EPC que exige altos níveis de especialização, e além dos seus mais de 800 projetos já realizados em mineração e outros segmentos, tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto geração e transmissão de energia, indústria pesada como siderurgia, papel e celulose, saneamento, portos e óleo e gás.
No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com 8 projetos em andamento, com mais de 3000 colaboradores diretos e indiretos, chegando nos próximos meses a mais de 4.000 somente com os projetos já em carteira.