Ao desenvolver veículos com outras formas de propulsão – elétrica, com células de hidrogênio e outras fontes alternativas, a indústria de caminhões já avança em direção ao futuro. Hoje, porém, há uma etapa bem mais imediata que deve ser cumprida. Em janeiro de 2023, não havendo adiamento, entra em vigor no Brasil a oitava fase do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) – equivalente à norma Euro 6. O que significa dizer que novos veículos deverão sair de fábrica com tolerâncias de emissões ainda mais restritas.
Em relação aos caminhões, alguns fabricantes já se anteciparam e confirmaram a motorização Euro 6 em sua linha 2023. É o caso da Volvo. Aproveitando a atualização da linha – e para compensar o aumento de preço, estimado em 20%, nos novos caminhões, a Volvo fez importantes mudanças, cujo resultado mais significativo é a redução no consumo de combustível de até 10% nos caminhões da linha VM e de até 8% na Linha F. Em termos tecnológicos, duas alterações importantes foram feitas na linha 2023 de caminhões Volvo.
Na linha VM, o motor MWM (7 litros) foi substituído pelo motor Volvo D8K de 8 litros. Outro upgrade, válido para todos os caminhões da linha VM e também das linhas FH, FM e FMX é a nova versão da caixa de transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração. A caixa recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. A calibração da nova I-Shift foi desenvolvida pela engenharia brasileira, adequando-a para as condições locais de operação.
No caso da troca do motor, a justificativa é que o motor MWM, embora econômico e muito bem aceito no mercado, não estava obviamente dentro dos padrões de emissões Euro 6. A Volvo, portanto, resolveu investir na atualização de um propulsor da própria marca – já utilizado há dez anos em outras linhas de produtos do Grupo. O Volvo D8K, com novo turbo de alta performance e injeção common rail, é a chave para se obter a redução de até 10% no consumo de combustível (dependendo da topografia, carga e tipo de operação). Com a vantagem adicional de entregar potências maiores: 290 CV e 360 CV, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente.
Impulso aos “vocacionados”
A nova motorização na linha VM vem acompanhada de tomadas de força de fábrica, da função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas, e novas relações de diferencial dos eixos traseiros. Com isso, a Volvo amplia as opções e ganha maior competitividade no mercado de caminhões “vocacionados”, para aplicações específicas. A linha VM, inclusive passa a contar com novos modelos. A começar pelo cavalo-mecânico VM Tractor Power, com tração 4×2, motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift, para aplicações na faixa de 40 t
Outra novidade é a nova família VMX MAX para aplicações offroad, que compartilha uma série de componentes do caminhão pesado Volvo FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro. Um dos destaques da linha é o VMX MAX 6×4 rígido, com PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.
Outros recursos embarcados
O VM sai equipado agora com uma nova tecnologia, já presente na linha F, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Chamada de I-Roll, essa função automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.
O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira da marca que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.
Outra inovação foi a introdução do conceito de modos de condução para o VM. Agora, a linha tem novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). No Econômico, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho como, por exemplo, numa ultrapassagem.
No Off Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.
Além do novo e potente freio motor, o VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução importante foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.
Desempenho e economia na Linha F 2023
Os caminhões Volvo da Linha F foram atualizados para reduzir em até 8% o consumo de combustível. O motor Volvo D13K Euro 6, evolução do D13, com opção de motorização de 380 CV, 420 CV, 460 CV, 500 CV e 540 CV, vem com um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases, novo sistema Common Rail e a exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético. Além de um novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso.Outra evolução é o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o freio motor da Volvo, que vem de série em todos os motores e modelos da linha F.