“Zag, onde há fumaça, há fogo” é o nome da peça teatral que que chega à Oriximiná por meio do Circuito Cultural MRN realizado pelo Ministério da Cultura (MinC). Entre os dias 14 e 18 de agosto, os moradores de Oriximiná receberão apresentações que prometem muita diversão e informação. O enredo da peça aborda de maneira lúdica os perigos das queimadas, principalmente em regiões próximas de torres de energias, contribuindo para a conscientização sobre a importância da preservação da natureza.
As apresentações serão sempre em dois horários: 10he 14h. No dia 14 de agosto as apresentações acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Muniz de Figueiredo. No dia 15 as apresentações serão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Vanderlei Diniz. Já na quarta-feira, dia 16, será na Escola Lameira Bittencourt. Na quinta, dia 17 é a vez da Escola Maria Queiroz. E por fim, no dia 18, as apresentações acontecerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joana Bandeira.
A peça conta a história de Zag, um extraterrestre pequeno e verde, que vive sorridente e pronto para fazer amizades. Ele vive no planeta Zig-Zag e vem à Terra em suas férias para conhecer nossos costumes e hábitos. Aqui ele conhece Marina e juntos descobrem os perigos e as consequências das queimadas. “O objetivo da peça é, por meio de personagens divertidos, abordar os cuidados que se deve ter com as queimadas, principalmente em regiões próximas de torres de energia, apontar os prejuízos causados por esse problema e provocar uma conscientização acerca da necessidade de preservar o meio ambiente”, afirma Welson Ribeiro, supervisor de marketing do Grupo Komedi, empresa responsável pelo Circuito Cultural MRN.
Faro foi o primeiro município a receber “Zag, onde há fumaça, há fogo”, nos dias 8 e 9 de agosto. As apresentações em Terra Santa aconteceram nos dias 10 e 11 de agosto. Em Oriximiná, o espetáculo será apresentado entre os dias 14 e 18 de agosto. A rodada de apresentações da peça será encerrada em Óbidos, entre 21 e 24 de agosto. Detalhes da programação nos quatro municípios ficarão disponíveis no site www.mrn.com.br e na página da MRN no Facebook (@BauxitaMRN).
Patrocinado pela Mineração Rio do Norte (MRN), o Circuito Cultural MRN é executado pelo Grupo Komedi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet.