O APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS

O APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS

rochas ornamentais cetem blog 15O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizaram pesquisas que podem ser positivas para os produtores de rochas no setor mineral, com a possibilidade de gerarem um subproduto, usando resíduos como cargas minerais.

Elas apontam, por exemplo, a oportunidade de se produzir objetos como armação de óculos e tubetes a partir de resíduos provindos de rochas ornamentais e minerais. Com essas iniciativas, os danos ao meio ambiente podem ser reduzidos, ao mesmo tempo em que estabelecem um solo mais enriquecido. A porcentagem de matéria prima retirada de rochas que é descartada e posteriormente jogada em aterros pode chegar a até 80% na produção de mármore ou granito. Antigamente, os rejeitos eram lançados em rios e córregos, provocando danos ainda maiores para o meio ambiente.

No caso dos tubetes, conforme ocorre sua degradação no solo, ele despeja certos fertilizantes naturais, como fósforo, magnésio, cálcio e potássio, na terra. Ou seja, durante a adaptação da planta ao determinado tipo de solo, nutrientes facilitam esse processo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.