O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI) inaugura, no dia 26 de agosto, o Núcleo Regional do Espírito Santo, localizado no município Cachoeiro de Itapemirim (ES). O Núcleo terá como objetivo desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos para a mineração, com ênfase no setor de rochas ornamentais e no Estado do Espírito Santo, maior produtor e exportador de rochas ornamentais do Brasil.
Construído numa área de 1.500 m2, o núcleo de pesquisa conta com laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas, integrarão a equipe que de desenvolverá as atividades na unidade.
A iniciativa visa aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais, atualmente em quarto lugar no ranking das exportações minerais, com mais de US$ 1 bilhão ao ano. O Núcleo pretende desenvolver linhas de pesquisa para rochas ornamentais, como avanços tecnológicos nos processos de lavra e beneficiamento e aproveitamento de resíduos. Dessa forma, passará também a caracterizar rochas e minérios e a classificar resíduos.