A Anglo American disponibilizou hoje (18/04) o Relatório de Sustentabilidade com seus dados econômicos, operacionais e socioambientais referentes a 2022. No documento, a empresa destaca o avanço de suas metas de descarbonização, programas e ações para a geração de emprego e renda nas comunidades onde atua, incluindo a realização de compras locais, e seu propósito de construir uma cultura segura, inclusiva e diversificada em suas operações com a criação de ambientes seguros física e psicologicamente.
“Abordar a mudança climática é um desafio cada vez mais urgente para todas as empresas. Com nosso portfólio diversificado de produtos, estamos bem posicionados para fornecer com responsabilidade muitos dos metais e minerais críticos que o mundo requer para a transição para um mundo mais limpo e verde. Nosso compromisso de fazer parte da solução começa em nosso próprio negócio, cumprindo nossas metas de neutralidade de carbono, ao mesmo tempo em que reconhecemos que as parcerias são vitais para entregar nosso esforço compartilhado de um futuro de baixo carbono”, afirma Duncan Wanblad, CEO da Anglo American.
Ainda segundo o executivo é essencial apoiar habilidades e empregos e ajudar a catalisar novas atividades econômicas para que essa transição, que deve incluir toda a sociedade, seja “justa”. “Por meio de nossa abordagem de Desenvolvimento Regional Colaborativo, atuamos como um parceiro de desenvolvimento para ajudar a melhorar vidas, catalisando comunidades prósperas com economias diversificadas que perduram e prosperam muito além de nossa presença”, conclui Wanblad.
Descarbonização
A Anglo American tem como metas reduzir suas emissões de carbono de Escopos 1 e 2 em 30% até 2030 e neutralizá-las até 2040. Em 2022, o total dessas emissões foi de 13,3 Mt de CO2e, 1,2 Mt a menos que em 2021 (14,5 Mt) e 21% menor em relação a 2019, quando a empresa atingiu o nível máximo (16,9 Mt) de sua geração nos últimos 4 anos.
O indicador reflete os projetos de utilizar 100% de energia renovável nas operações da América do Sul e Austrália. A transição para as novas fontes de energia nessas unidades deve ser concluída até 2025. Já nas minas da África do Sul, atualmente responsáveis pelo maior volume de emissões de Escopo 2, a mineradora fechou um contrato com a EDF Renewables para a obtenção de 3 a 5 GW de energia limpa na próxima década. No caso das emissões do Escopo 3 (indiretas), a redução deve ser de 50% até 2040.
Para isso, a Anglo American está desenvolvendo tecnologias para a produção mais sustentável de aço, junto a vários de seus clientes siderúrgicos. Na área de transporte de minério, 2 navios já utilizam GNL (Gás Natural Líquido) e outras 10 embarcações passarão a operar com o mesmo combustível entre 2023 e 2024.
Comunidades
Outro compromisso da Anglo American é o de apoiar a criação de três empregos externos para emprego interno até 2025, aumentando para cinco empregos externos até 2030. Há duas estratégias para atingir esse objetivo: compras de fornecedores locais nas cidades onde ela opera e o CRD – Desenvolvimento Regional Colaborativo (CRD), programa de parcerias para a estruturação de projetos em agricultura, agroprocessamento, capacitação municipal e educação. O CRD busca catalisar a diversificação das economias locais, de forma a garantir impactos positivos na comunidade além da vida útil da mina.
Até o final de 2022, foram gerados 115 mil empregos por meio de compras locais e programas de desenvolvimento socioeconômico, desde o lançamento do Plano de Mineração Sustentável da mineradora, em 2018, número que equivale a 1,8 empregos externos para cada trabalho local nos países onde a Anglo American atua.
Diversidade e Inclusão
Para implementar seus planos de aumentar a Diversidade e Inclusão no quadro de pessoal, a Anglo American conta com o programa Viver com Dignidade. Desde novembro de 2022, o programa se estende às operações da mineradora na África do Sul, onde uma instalação gerenciada de forma independente disponibiliza um canal de denúncia e atendimento psicossocial e jurídico a vítimas de violência de gênero, bullying, assédio e vitimização, no ambiente de trabalho ou doméstico.
Um dos princípios da empresa é aliar a segurança física à psicológica para que seus funcionários se sintam valorizados e respeitados. O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Anglo American está disponível no site da empresa, enquanto o vídeo de sua apresentação pelos executivos da empresa pode ser acessado em www.angloamerican.com/investors/investor-presentations.