NOVAS AÇÕES PARA DESCOMISSIONAR BARRAGEM

NOVAS AÇÕES PARA DESCOMISSIONAR BARRAGEM

A Mina de Serra Azul da ArcelorMittal Brasil está realizando novas ações para descomissionar a barragem de rejeitos de maneira segura. A Mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais, no Brasil. Ela produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado.

logo-arcelormittalA barragem de rejeitos da Mina, que é à montante, está desativada desde outubro de 2012. Desde então, Serra Azul está operando sem nenhum rejeito úmido. O qual foi substituído pelas metodologias de empilhamento a seco e em cava.

Em fevereiro de 2019, a Mina de Serra Azul implementou uma evacuação preventiva da comunidade local. Como medida preventiva, decidiu realocar aproximadamente 30 famílias de duas comunidades. Embora não tenha havido nenhuma alteração no nível de emergência da barragem, que permanece no nível 2.

Monitoramento contínuo

Desde a evacuação, em 8 de fevereiro, o monitoramento foi ampliado para incluir medidas adicionais. Tais como monitoramento por vídeo 24 horas, por radar e sísmico. Além de inspeções por drone e automação dos dispositivos de medição de nível do reservatório.

A mineradora informa que  tem trabalhado com as autoridades e com especialistas independentes. O objetivo é o de atualizar os modelos para a barragem desativada de Serra Azul. Após a atualização da análise teórica de rompimento de barragem (dam break) e adotando premissas mais conservadoras, a área potencial de impacto foi ampliada, mantendo uma margem de segurança maior.

“Pedimos desculpas pelo transtorno”, afirma Sebastião Costa, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil. “Mas agimos rapidamente em fevereiro, de forma que não houvesse nenhum risco para a comunidade do entorno da barragem de Serra Azul”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.