A Voith recentemente apresentou o seu acoplamento TurboBelt 500 TPXL na MINExpo, em Las Vegas, nos EUA. O acoplamento de enchimento controlado é o primeiro modelo da nova família TPXL,que combina as vantagens do comprovado princípio de acionamento hidrodinâmico à tecnologia de controle inteligente. Seu controlador integrado permite ajustar o torque de saída do acoplamento exatamente aos parâmetros de partida do sistema de transportador de correia. Além disso, os engenheiros da Voith também realizaram uma redução substancial nas dimensões do novo acoplamento, permitindo que, para uma mesma transmissão de torque, o novo acionamento ocupasse apenas metade do volume requerido por outros acoplamentos convencionais. Além de suas vantagens operacionais, a nova linha de acoplamentos também oferece custos de aquisição e de operação muito atraentes.
A operação do equipamento é simples e amigável ao usuário: após a transmissão do torque requerido e dos parâmetros básicos de partida do transportador terem sido transmitidos, o acoplamento automaticamente calcula o nível ideal de enchimento do acoplamento em tempo real, alimentando ou drenando o seu circuito de trabalho, conforme necessário. Equipado com uma função de autoaprendizado, o acoplamento simultaneamente armazena todos os dados operacionais relevantes, o que permite ajustar o seu comportamento de controle ao valor nominal, dependendo da respectiva situação de carga e em função de valores empíricos anteriores.
Isso é possibilitado pela concepção plug and play do TurboBelt 500 TPXL. Um controlador integrado, uma bomba integrada e uma nova unidade hidráulica compõem o seu conceito de acoplamento. Dessa forma, os componentes são idealmente combinados uns aos outros, abrindo o caminho para uma manutenção preditiva, orientada por requisitos e com custos otimizados. O controlador monitora todo o sistema de sensores do acoplamento, fornecendo informações operacionais relevantes, tal como a condição do filtro de óleo. E isso até mesmo por acesso remoto, se desejado.
Como um sistema autônomo, o acoplamento pode ser colocado em operação rapidamente, sem demoradas paradas de produção. Para permitir a sua integração a acionamentos existentes ou novos, a Voith oferece uma versão com mancais em ambos os lados, assim como uma variante com mancais no lado de saída para a conexão direta a motores.
Graças ao seu princípio hidrodinâmico de operação, a transmissão de potência no TurboBelt 500 TPXL é isenta de desgaste e não requer uma conexão mecânica. As novas pás com perfil XL duplicam a densidade de potência do acoplamento em comparação a acoplamentos convencionais. Isso significa que o sistema requer apenas metade do volume de fluido para a transmissão do mesmo torque.
O circuito hidrodinâmico do acoplamento limita o torque no trem de acionamento a um valor fixo que protege a correia e os componentes do acionamento de danos causados por sobrecargas. Isso não apenas minimiza os custos de manutenção, mas também aumenta a vida útil do sistema. Os motores podem ser acionados na condição sem carga e comandados pelo sistema de enchimento. Isso minimiza os picos de corrente que ocorrem quando os motores são ligados. Além disso, também permite reduzir a carga sobre a rede elétrica.
Paralelamente à unidade controladora integrada, que controla a alimentação de óleo para o circuito hidráulico, entre outras coisas, o TurboBelt 500 TPXL vem equipado com uma unidade fieldbus. Com isso, a Voith está lançando as bases para a mineração do futuro. Graças aos componentes conectados ao longo de todo o processo de extração, os operadores podem se beneficiar de um elevado desempenho de transporte e maior produtividade, além de maior segurança no trabalho.
Dentro do portfólio da Voith, o acoplamento de enchimento controlado TurboBelt TPXL é complementado por componentes para todo o processo de transporte de matérias-primas, como os acionamentos TurboBelt TT Linear Booster Drive, circuitos de armazenamento, estações tensionadoras e sistemas de chutes. Atualmente, isso já oferece diversas possibilidades para a otimização de sistemas de transportadores de correia no que tange ao custo total de aquisição e aos dispêndios de capital. Além disso, uma ampla linha de produtos abre uma nova perspectiva para o futuro em relação a conceitos de automação e a um abrangente monitoramento de condições.