Com a chegada ao Brasil, no fim do ano passado, e as operações agora em andamento em São Francisco do Sul (SC), a Novolipetsk Steel Company (NLMK) passa a atuar também no mercado latinoamericano. Único mercado onde o Grupo Siderúrgico não possuía uma presença direta, a decisão de buscar novos mercados foi tomada em 2009, época de crise econômica mundial.
No Brasil, a empresa vai operar com suas linhas Quard – chapas antidesgaste – e Quend – aços de alta resistência. Especificamente para o setor de mineração e pedreiras, os aços Quard 400, 450 e 500 poderão ser aplicados em caçambas, britadores, lâminas, entre outros. Serão trazidos da Bélgica para cá produtos com espessuras de 3 a 60 mm. “Ao fim de 2015, esperamos alcançar um market share de 10%. Dentro de alguns anos, pretendemos atingir cerca de 30%. Já objetivo para o ano que vem será de triplicar o faturamento de 2015”, comenta Paulo Seabra, diretor geral para a América do Sul.
No ano passado, globalmente, o Grupo fechou com um faturamento de US$ 11 bilhões. Os próximos passos serão a abertura de novas unidades em outros mercados da América Latina. Ainda neste ano, uma unidade será aberta no Peru e, posteriormente, no Chile e na Colômbia. Depois das inaugurações, a NLMK passará a trazer para cá os produtos provindos das seis usinas da Europa, localizadas na Bélgica, Dinamarca, Itália e França.