NEXA PASSA A FAZER PARTE DO FÓRUM DE EMPRESAS E DIREITOS LGBTI+

NEXA PASSA A FAZER PARTE DO FÓRUM DE EMPRESAS E DIREITOS LGBTI+

A Nexa assinou, nesta quarta-feira (30), a carta de adesão e os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, instituição que reúne empresas comprometidas com a inclusão e defesa da comunidade LGBTQIA+ e direitos humanos. O documento foi assinado por Tito Martins, CEO da Nexa.

Ao torna-se signatária, a empresa dá mais um passo na sua jornada à pluralidade, que visa o desenvolvimento interno de pessoas LGBTQIA+, inclusão social, aprimoramento da liderança em relação ao tema, entre outras questões estratégicas relacionadas aos compromissos de gestão empresarial.

Companhia já integra o Pride Connection

Com atuação no Peru, a companhia que já faz parte do Pride Connection, rede de organizações que promove ambientes de trabalho inclusivos para a comunidade LGBT+ no Peru, também aderiu a 10 compromissos que visam a promoção dos Direitos Humanos para as pessoas LGBT+. Ambas as instituições reúnem empresas que buscam um ambiente de trabalho mais inclusivo à comunidade.

De acordo com Tito Martins, a adesão ao fórum representa o novo momento da cultura organizacional ‘Jeito Nexa’, que busca ser um reflexo da sociedade, alinhada à inclusão e pluralidade na mineração. “Ter pessoas de diferentes grupos na companhia faz com que possamos enxergar possibilidades de tomar decisões a partir de diversos pontos de vista. Ao tomarmos essa decisão, damos mais um passo na construção de um futuro mais inovador, criativo e acolhedor na mineração”, afirma.

Esse comprometimento da Nexa no Brasil e no Peru tem como principal propósito ampliar e fortalecer a presença de pessoas deste grupo e fazer com que elas se sintam cada vezes mais acolhidas e representadas na companhia.

Ações inclusivas em Minas Gerais e Mato Grosso

Além da assinatura das cartas-compromisso, ao longo deste mês, a Nexa optou por fazer ações com foco na pluralidade, tendo como objetivo disseminar o tema LGBTQIA+ em alinhamentos internos e diálogos abertos sobre inclusão, integração, respeito e empatia.

Entre as atividades promovidas pelo grupo de afinidades nos municípios de Três Marias, Vazante, Paracatu, Juiz de Fora (MG) e Aripuanã (MT), estão debates de conscientização, oficinas integradoras, crachás customizados e intervenções visuais utilizando as cores da bandeira (arco-íris) em espaços de grande circulação de colaboradores.

Conheça os 10 compromissos assumidos pela Nexa no Brasil:

  • Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+
  • Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+
  • Promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+
  • Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+
  • Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+
  • Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing
  • Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes
  • Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+
  • Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor
  • Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Pluralidade na Nexa

Desde 2019, a companhia tem atuado para dar mais visibilidade, valorizar a escuta, interação e troca de experiência, por meio da diversidade e inclusão, diálogo e colaboração. Com base nisso, a Nexa criou grupos de afinidade autônomos com colaboradores voluntários interessados em trabalhar em prol das temáticas: Mulheres, Multiculturalidade com Raças/Etnias, LGBTQIA+, pessoas com deficiências e multigerações.

Além dessa iniciativa, a Nexa criou o programa Plural Chain, que visa promover um ambiente mais diverso, plural e inclusivo em toda a cadeia do setor de mineração no Brasil e no Peru. O tema pluralidade faz parte da estratégia ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) que tem metas focadas na equidade de gênero e em criar um ambiente organizacional sem distinção, em que todos podem ser reconhecidos, valorizados, ter voz ativa e poder de decisão.

Foto: Unidade da Nexa em Juiz de Fora (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.