A Nexa Recursos Minerais firmou um contrato de financiamento de R$ 200 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destacando-se como a primeira iniciativa de crédito do BNDES atrelada a critérios ESG na indústria de mineração. Este acordo, por meio do programa “BNDES Crédito ASG”, visa apoiar a implementação de práticas sustentáveis e está diretamente vinculado à melhoria contínua dos indicadores ambientais e sociais da companhia.
Para solidificar seu compromisso com a descarbonização, a Nexa está focada em alcançar o selo ouro do “Programa Brasileiro do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (“GHG Protocol”)”, reconhecendo esforços para mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a empresa se comprometeu a desenvolver uma política de responsabilidade socioambiental abrangente, focada em educação e diversidade, e a obter uma certificação em responsabilidade social para sua unidade operativa em Três Marias (MG).
A parceria com o BNDES reforça o compromisso da Nexa com sua estratégia ESG, na qual se compromete a zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, com metas interinas de redução de 20% em suas emissões diretas (escopo 1) até 2030 (cerca de 52 mil toneladas de CO2e) e neutralidade de emissões até 2040. Este esforço está em sintonia com os objetivos globais de descarbonização e transição energética, alinhando-se também à Nova Política Industrial brasileira e à Política Nacional de Mudança do Clima (“PNMC”).
“Este financiamento do BNDES não é apenas um impulso financeiro para nossas iniciativas, mas também um reconhecimento de nossos esforços contínuos para integrar práticas sustentáveis em nossa estratégia de negócios. Desde 2022, tornamos públicos nossos compromissos ESG de longo prazo, reforçando nossa transparência e determinação em impulsionar ações concretas em temas como redução de emissões, segurança, água e equidade de gênero”, destaca Jose Carlos del Valle, vice-presidente sênior de Finanças e CFO da Nexa.
Este financiamento marca a segunda vez que a Nexa obtém recursos vinculados a critérios ESG. Em outubro de 2023, a empresa anunciou sua primeira operação desse tipo, uma linha de crédito rotativo (“RCF”) de 320 milhões de dólares, com foco na redução de emissões de CO2e.