Pela primeira vez, a Nexa compõe o TOP 3 entre grandes empresas no Prêmio Nacional de Inovação, edição 2021/2022, na categoria Gestão da Inovação. O anúncio foi realizado na noite da última terça-feira (8), na maior premiação da indústria brasileira, que busca reconhecer empresas que implementam de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão para inovar.Além da Nexa, o ranking de grandes empresas do setor industrial, com receita anual superior a R$ 300 milhões, contou com a presença da Flextronics e da WEG.
O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que desde sua primeira edição recebeu mais de 11 mil inscrições e conta com 74 vencedor
Caio van Deursen, gerente de inovação da Nexa, participou do evento e reforçou que é gratificante ver uma companhia de mineração no TOP 3 em governança de inovação. “A mineração é uma indústria centenária e é fundamental para a construção e manutenção da nossa sociedade. Nossa ambição é poder criar cada vez mais valor para todos os envolvidos no nosso negócio e construir um legado cada vez mais positivo para a sociedade”.
“Trabalhamos para implantar inovações que vão além da operação, mas para construir inovação ambiental e social, impulsionando as práticas ESG da Nexa”. (Caio van Deursen)
Segundo o gerente geral de inovação da Nexa, Rodrigo Gomes, estar entre as três maiores da indústria é um reflexo de como a inovação já está na cultura da Nexa. “A Inovação na Nexa começou a tomar a sua forma atual em 2010. Já naquele momento percebemos que apenas com o conhecimento vindo de fora poderíamos transformar a nossa forma de fazer mineração. A construção da Mineração do Futuro é um trabalho em andamento e, se estamos aqui hoje, é resultado da consolidação da nossa governança de inovação”.
“Vamos continuar trabalhando e desenvolvendo projetos capazes de gerar valor para todos que participam do nosso negócio e ser relevante para todo o setor de mineração, comunidades e sociedade em geral”. (Rodrigo Gomes)
Na Nexa, a cultura de inovação tem sido reforçada a cada ano com ações positivas como a criação do Programa Jeito Nexa, que já envolveu centenas de profissionais da companhia e também levou as operações a outro patamar de competitividade.
Rodrigo Gomes, outra ação que tem se consolidado é a conexão com o ecossistema de inovação através da Plataforma Mining Lab. “As nossas conexões com Hubs no Brasil e no Peru, além da nossa plataforma de inovação, fazem com que a Nexa tenha acesso rápido as mais recentes inovações tecnológicas. Recebemos propostas de mais de 23 países no ano passado. E são estas iniciativas que são capazes de gerar novos negócios e ampliar a competitividade no longo prazo”.