NEXA E DEFESA CIVIL REALIZAM SIMULADO DE EMERGÊNCIA

Na última quinta-feira (16), as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, em parceria com a Nexa, realizaram o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos da Nexa.

O exercício de simulação é uma atividade preventiva e tem o objetivo de informar, treinar e capacitar os moradores do entorno a agir em uma situação de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em comprimento à legislação nacional de segurança de barragens.

luanaferreira-nexa
Luana Ferreira realiza apresentação sobre o simulado em Três Marias

Durante o exercício, foram testados o sistema de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e os trajetos sinalizados até as rotas de fuga. “O simulado é fundamental para tornar os órgãos e a população envolvida em situação hipotética de emergência ainda mais preparados, seguros e prontos para agir. Essa medida apenas reforça como a Nexa está comprometida em promover a cultura de prevenção e segurança orientando todos os públicos envolvidos neste tema”, ressalta Luana Ferreira, coordenadora do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da unidade da Nexa Três Marias.

De acordo com Aldo Nasser, coordenador da defesa civil da Defesa Civil de Três Marias, o simulado de emergência é um exercício preventivo, educativo e fundamental para toda população presente na zona de autossalvamento.

“A parceria com a Nexa é fundamental para que todos conheçam as mensagens de segurança que serão tocadas nas sirenes, saibam as rotas e locais de ponto de encontro em caso de emergência. Além disso, é uma excelente oportunidade de reforçar a cultura da prevenção e reforçar que a população pode ficar tranquila no que diz respeito aos locais em que elas vivem”.

simulado-emergencia-Nexa

Segundo o tenente Walid de José dos Santos, comandante do 2º pelotão de bombeiros de Curvelo, destacou a importância da cultura de prevenção:

“Fomos informados e convidados pela Nexa sobre tudo que aconteceria neste simulado de Três Marias. Toda a equipe fez um acompanhamento inloco das ações e avaliamos que foi um sucesso. O corpo de bombeiros gosta de trabalhar com prevenção e essa iniciativa é que precisa ser realizada mais vezes e envolver todas as pessoas que estão em uma zona de autossalvamento”.

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaete, Defesa Civil de Três Marias e São Gonçalo do Abete, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e Polícia Ambiental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.