A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) é a primeira empresa brasileira a garantir o selo de qualidade internacional emitido pela International Zinc Association (IZA), entidade que reúne os principais produtores de zinco do mundo. O selo certifica a pureza do óxido de zinco comercializado pela empresa, que é utilizado na produção de fertilizantes para a agricultura. O Grupo comemora também o excelente retorno de sua programa de apoio a startups, o Mining Lab 2, encerrou a fase de inscrições no último 31 de março com 186 projetos cadastrados. A maior parte das propostas inscritas é de start-ups brasileiras – 96 no total –, seguidas por Peru (62), Canadá (13), Chile (10) e EUA (5).O Mining Lab 2 tem o objetivo de atrair projetos inovadores para serem aplicados na indústria da mineração e vai investir até US$ 2,4 milhões nos finalistas no modelo equity free.
Lançado em 2016, o Mining Lab é um programa pioneiro do setor de mineração. A primeira edição, que ainda está em curso, teve como desafios as áreas de energia renovável e nanotecnologia. Cinco projetos estão na fase de desenvolvimento de piloto industrial e deverão ser implementados nos processos das operações da Nexa ao final do processo. A segunda edição do programa vai selecionar os melhores projetos apresentados nas áreas de automação, Internet das Coisas/TI, logística, economia circular e concentração mineral.
O objetivo da Nexa é aplicar soluções inovadoras aos seus processos industriais, abrindo espaço para novas ideias. Desenvolvido em parceria com a aceleradora Techmall, o Mining Lab 2 vai contar com investimento total de US$ 2,4 milhões sem exigência de contrapartida societária nas start-ups.
“O Mining Lab é uma forma colaborativa de pensar e construir soluções tecnológicas e, assim, ampliar a competitividade frente aos desafios do nosso negócio. É uma iniciativa que oxigena o ambiente da empresa e abre espaço para o desenvolvimento de novas ideias, dentro do conceito de inteligência coletiva. É uma nova maneira de pensar e de trocar conhecimentos”, afirma Jones Belther, vice-presidente de exploração mineral e tecnologia.
A Nexa vai selecionar as 12 propostas finalistas que receberão investimento financeiro, assessoria semanal de profissionais qualificados ao longo de um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades operacionais da Nexa. A internacionalização do programa, cuja primeira edição contou apenas com a participação de startu-ps brasileiras, segue o movimento de expansão internacional da Nexa, que abriu capital nas Bolsas de Nova York (EUA) e Toronto (Canadá) em outubro de 2017.