Realizadas em setembro passado, a M&T Expo e a Exposibram, respectivamente em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), tiveram recordes de expositores e público. Com 600 marcas voltadas aos setores de construção e mineração, a M&T Expo recebeu mais de 30 mil visitantes durante seus quatro dias de duração. A Exposibram teve 450 estandes de fabricantes de equipamentos e provedores de soluções para mineração, registrando 61 mil visitantes entre 12 e 15 de setembro.
Como antecipamos no Guia ITM, publicado na edição 98 da revista In the Mine, expositores como o GHT e a Lantex participaram das duas feiras. A Sandvik esteve na M&T, assim como a Liebherr, que também organizou um encontro com clientes em Belo Horizonte para apresentar a nova pá-carregadeira L 586, lançada durante a M&T. Na Exposibram estiveram a AECI Latam, Ausenco, Datamine, Flottweg, Geosol, Metso Outotec, Mineral Technologies e as divisões Minerals e ESCO do grupo Weir.
Desmonte
Líder mundial na fabricação e fornecimento de explosivos, sistemas de iniciação e serviços de detonação para mineração e construção, a AECI Latam trouxe para a Exposibram também sua linha Chemicals, de produtos para beneficiamento de minério, em especial pelo processo de flotação por espuma, e para o tratamento de rejeitos, incluindo tio-coletores líquidos especiais, produtos químicos de formação de espuma mineral, depressores de minerais de ganga indesejados, polímeros espessantes de poliacrilamida e modificadores de reologia poliméricos de rejeitos.
Descentralização
Líder na distribuição de peças de reposição para equipamentos pesados de mineração e construção, a diesel e elétricos, o GHT apresentou na M&T e Exposibram também o seu portfólio de sistemas de lubrificação automática, combate a incêndios e escape de emergência para operadores. Na linha de implementos, o destaque foi a nova caçamba reforçada contra desgastes por abrasão, em versão Heavy Duty (HD) equipada com cantoneira, protetores frontal e de lâmina, adaptador e ponta. A lâmina base é produzida em aço QUARD 450, de alta resistência, e possui dureza nominal de 450 HBW. O modelo pode ser customizado conforme a demanda do usuário e é compatível com escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras Caterpillar, Komatsu, Hyundai, Volvo e John Deere. A empresa também anunciou que está descentralizando sua área de atendimento ao cliente com a estruturação de filiais pelo Brasil, além das duas unidades dedicadas à mineração, em Contagem (MG) e Parauapebas (PA). A estratégia prevê novas instalações em Itajaí (SC) e Belém (PA) em 2022, e nos estados de Goiás, Ceará e Bahia, entre outros, a partir de 2023.
Concentração
Fundada há 70 anos e líder mundial em soluções para processamento de finos de minério por via gravimétrica, magnética ou eletrostática, a Mineral Technologies apresentou na Exposibram suas plantas modulares Flexseries. Os modelos incorporam os avanços mais recentes em concentração de minérios por gravimetria, possuem capacidades de produção entre 5 e 250 t/h e contam com módulos de peneiramento, alimentação e desaguamento de rejeito.
Separação
Com mais de 60 anos de experiência, a Flottweg do Brasil esteve na Exposibram com sua linha de centrífugas e decanters para separação de minérios e minerais, como ouro, prata, chumbo, zinco, níquel, cobre, platina, e caulim, entre outros. Baseados em tecnologia alemã, os equipamentos possuem excepcional proteção contra desgaste e corrosão, reduzindo os custos de manutenção; operação contínua e totalmente automática, que reduz os custos de pessoal; e longa vida útil, com alta qualidade e limpeza do produto final, resultando em rápido retorno do investimento.
Visão 3D
Líder da indústria de bombas de polpa, oferecendo soluções personalizadas da mina ao processamento, com monitoramento digital e armazenamento de dados em nuvem, a Weir reforçou na Exposibram suas bombas centrifugas de polpa Warman®, além da linha de sensores de desgaste e a inovadora tecnologia de visão de máquina 3D, incorporada ao portfólio com a aquisição da canadense Motion Metrics. A empresa destacou também a maior integração de suas divisões Minerals e Esco. A Esco é líder mundial em GETs, incluindo caçambas para máquinas a cabo, escavadeiras e pás-carregadeiras; básculas Ultralight para caminhões; placas de desgaste e ferramentas de penetração do solo, agora com o sistema de monitoramento remoto, via imagem, da Motion Metrics.
Classificação
Presente na M&T e na Exposibram, a Lantex destacou suas linhas de telas em variados formatos, além de produtos especiais resultantes de projetos customizados desenvolvidos pela empresa. Entre as telas estavam as de aço de alto carbono, que asseguram elevada eficiência no peneiramento; as de borracha, com maior garantia de eficiência e vida útil; e as de poliuretano, em MDI e em éster ou éter – TDI. Entre os produtos especiais, foram apresentadas a Tela Harpa III, que usa matéria-prima com características especiais, assegurando um aumento de sua vida útil em até seis vezes, e a tela de borracha tipo T, que melhora a eficiência do material passante e reduz as contaminações dos finos no conteúdo retido, ambas criadas por seu departamento de Engenharia e Desenvolvimento. A empresa possui também um laboratório próprio, avaliado periodicamente pelo Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo), referência nacional no setor.
Indústria
A Metso Outotec trouxe para a Exposibram 2022 suas soluções digitais e instrumentos inteligentes, em linha com a tendência do setor mineral em sua evolução rumo à Indústria 4.0, em especial nas etapas de moagem, flotação e espessamento de minérios. A empresa possui sistemas especialistas que auxiliam na gestão de dados e na otimização do controle das plantas através das chamadas “ilhas de processo”, que permitem a adoção modular de soluções digitais em etapas do processo que já possuam instrumentação de alto nível. Outros destaques são os digital twins (gêmeos digitais), que permitem a simulação de mudanças na planta em um ambiente digital antes de sua implementação, os contratos baseados em performance (Life Cycle Services), cujo pagamento é condicionado ao desempenho do projeto, conforme parâmetros previamente acordados entre a executora e o cliente.
Pesquisa
Presente na Exposibram, o Grupo Geopar atua há 70 anos no Brasil inicialmente através da Geosol, especializada em sondagem diamantada para perfuração mineral. A Geosol possui uma joint-venture com o laboratório SGS, que executa serviços de análises químicas, ambientais e testes metalúrgicos para beneficiamento mineral, e com a empresa Geobit, de equipamentos e ferramental para pesquisa mineral, como coroas diamantadas e hastes para perfuração. A SGS realiza análises geoquímicas de solos, rochas e minérios, concentrados e ensaios metalúrgicos; análises ambientais de águas, efluentes e resíduos industriais; além de trabalhos de mineralogia e outsourcing. Atualmente, é o único laboratório do Brasil capaz de oferecer soluções integradas em ensaios de beneficiamento mineral, hidrometalurgia, planta piloto, mineralogia, análises geoquímicas e ambientais. A empresa também divulgou que deve disponibilizar em breve sondas hidráulicas automatizadas para pesquisa mineral.
Projetos e gestão
Empresa de tecnologia com forte atuação em mineração, a Ausenco tem um histórico consistente no desenvolvimento e execução de projetos de processamento mineral, pipelines e gestão de ativos e, mais recentemente no Brasil, de soluções para as áreas de transporte e logística e de sustentabilidade. Seu portfólio de soluções permeia todo o ciclo de vida de uma mina, a começar da exploração mineral, passando pela construção de sua infraestrutura, até seu descomissionamento e recomposição da área minerada. Também inclui a gestão dos rejeitos gerados durante a operação, com a concepção e controle de qualidade de sua forma de armazenamento. Um dos diferenciais da Ausenco é a elaboração de layouts de plantas compactas (Cost Effective Design), para otimizar o plano diretor e os investimentos de capital e operacionais do projeto.
Softwares dedicados
A Datamine apresentou na Exposibram seus softwares específicos para exploração mineral, modelamento geológico, planejamento, operações, Inteligência de Mina e ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). O ESG e a Snowden, criada a partir da aquisição da Optiro, foram os destaques no estande da empresa. No caso do ESG, trata-se de softwares industriais especializados, com plataformas para gestão das áreas de Saúde e Segurança Operacional, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Conformidade e Governança e Investimento Social e Impacto em mineradoras. Já a Snowden é uma consultoria que dá suporte a empresas de mineração e a seus investidores na avaliação de novas minas, melhoria do desempenho das operações existentes e cumprimento de exigências regulatórias.
Sistema XPower
Em seu estande na M&T Expo 2022, além da miniatura do guindaste de torre 630 EC-H 40, bastante empregado na mineração, desde a implantação do projeto até as intervenções para manutenção demandadas pela mina ao longo de sua vida útil. Também foi exposto o guindaste LTM 1120-4.1, com capacidade para 120 t de carga e lança telescópica de 66 m, e as pás-carregadeiras L 538 (carga de tombamento de 9,3 t e caçamba de 2,7 m3) e L 580 (carga de tombamento de 18 t e caçamba de 5 m3), já consagradas nos mercados de construção e mineração. Mas a novidade veio do lançamento das novas pás-carregadeiras L 550 e L 586 XPower. A L 550 tem 12,8 t de carga de tombamento, sistema de transmissão hidrostático e caçamba padrão de 3,5 m3, indicada para materiais de 1,8 t/ m3. A L 586 XPower tem 21,6 t de carga de tombamento e, na feira foi exibida com caçamba de 4,0 m3, ideal para o carregamento de minério de ferro (densidade de 2,7 t/ m3). O equipamento traz para o Brasil o sistema de translação Liebherr XPower, que combina as transmissões hidrostática e mecânica, reduzindo o consumo de combustível entre 25 e 30%. A L 586 XPower foi apresentada também em Belo Horizonte (MG), em um evento realizado para clientes Liebherr em 13 de setembro passado.
Conectividade
Presente na M&T, a Sandvik trouxe para o evento suas soluções em perfuração, atirantamento e escavação de rochas; carregamento e transporte em minas subterrâneas; e britagem e classificação de minérios. Um dos modelos expostos foi a carreta de perfuração de superfície Top Hammer DP1500i Pantera, para perfurações de produção ou pré-corte (furos entre 89 e 152 mm – 3½ a 6”), com a maior potência em sua categoria, melhores taxas de penetração, baixo consumo de combustível, menores emissões de CO2 e fácil manutenção. Outro destaque foi o britador cônico CH430 (Foto), com dimensões reduzidas e alta capacidade de produção (200 a 300 tph) em relação ao seu tamanho, projeto robusto, excêntrico ajustável e abertura de entrada constante. O equipamento é totalmente elétrico, o que elimina a emissão de poluentes, reduzindo seu impacto ambiental. A mostra contou, ainda, com um britador cônico da série CH800i, composta de equipamentos com potências entre 400 e 1.000 cv, que podem ser conectados à internet do celular para transmissão online de seus parâmetros de desempenho, permitindo o monitoramento contínuo da operação.