Por Elias Lima, vice-presidente de Operações da Mosaic para a América do Sul
A Mosaic continua a trilhar um caminho promissor em direção à sustentabilidade. Com o compromisso de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, de forma sustentável, a empresa intensificou os esforços, durante o ano de 2024, buscando soluções inovadoras voltadas a reduzir sua pegada ambiental em toda a cadeia produtiva, da mina ao campo.
A meta de zerar as emissões até 2040 guia as ações da Mosaic. Para alcançar esse objetivo, a empresa atua em duas frentes: a eliminação das emissões diretas provenientes de suas operações e a redução das emissões indiretas, associadas ao consumo de energia.
A implementação de projetos inovadores ilustra o compromisso da Mosaic com a eficiência operacional e a sustentabilidade. Um deles é o MIP 70, voltado para o aumento da recuperação metalúrgica com o objetivo de maximizar a utilização dos recursos minerais já processados, diminuindo a interferência ambiental e aumentando a eficiência econômica. Com o MIP 70, a expectativa é elevar a recuperação metalúrgica global média dos Complexos de Catalão (GO) e Tapira (MG) de 60% para 70%.
Outra iniciativa é o Real Time Steam Balance (RTSB) 100, implementado no Complexo Industrial de Uberaba (MG) e que, até o momento, já resultou no reaproveitamento de 100 mil toneladas de vapor d’água geradas no processo de produção, levando a uma economia de R$ 11 milhões para a unidade. O material é reaproveitado com produção de energia, água condensada e calor, utilizados em diferentes etapas da planta. Graças ao RTSB 100, o vapor de alta pressão pode abastecer turbogeradores e contribuir com o fornecimento de 7 mil megawatts de energia elétrica por ano. Além de contribuir com a redução de 8,7 mil toneladas de gases do efeito estufa (GEE). Cerca de 30 mil m³ de água também deixam de ser captados anualmente.
Por meio do Projeto Diesel, iniciado em 2023, sensores foram instalados nos caminhões das minas de Patrocínio e Tapira (MG), Cajati (SP) e Catalão (GO), com o objetivo de melhorar a gestão e eficiência no consumo de diesel. Como resultado, houve redução significativa de 6 milhões de litros de diesel em 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além dos benefícios econômicos, o projeto contribui significativamente para a preservação do meio ambiente. A implantação dos sistemas digitais já evitou a emissão de cerca de 15 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Novas metas e projetos
Em 2025, a Mosaic dará continuidade a seus esforços, com foco em projetos estratégicos como a inauguração da nova unidade de Mistura em Palmeirante (TO). O investimento visa ampliar a presença da Mosaic na região agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), estendendo o atendimento para a região do Vale do Araguaia (MT) e o Norte de Goiás. Conectado com as metas de sustentabilidade da Mosaic, o empreendimento reduzirá as interferências ambientais das operações de transporte de produtos e matérias-primas. Com a conexão à ferrovia, pelo menos 27 mil caminhões por ano deixarão de circular nas rodovias. Outro grande diferencial é que toda a área administrativa será abastecida com energia elétrica proveniente de painéis solares.
Com o objetivo de alcançar as metas de redução de emissões de carbono, a Mosaic possui também diversos projetos em andamento. Especificamente no Brasil, o destaque está no uso de energia eólica, nos testes para substituição de óleo BPF por óleo vegetal em Catalão e no projeto de substituição de óleo combustível por gás natural em Uberaba.
Dessa forma, a Mosaic demonstra compromisso sólido com a sustentabilidade, buscando constantemente soluções inovadoras para contribuir com um futuro mais sustentável em diversas frentes de atuação. Com projetos ambiciosos e uma visão de longo prazo, a empresa se posiciona como líder em seu setor, inspirando outras empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.
Crédito Foto Mosaic: Mosaic/Divulgação