MOSAIC EXPANDE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

Em parceria com o Instituto Ethos, a Mosaic desenvolve o programa Cadeia de Valor, que capacita os fornecedores em ações de Sustentabilidade. A empresa apoia a transformação em toda a sua cadeia produtiva e neste ano formou 40 empresas fornecedoras e prestadoras de serviço, com o objetivo de contribuir para uma sociedade e um agronegócio mais sustentável.

A proposta é incentivar e apoiar a implementação da jornada de sustentabilidade no grupo de empresas prestadoras de serviço à Mosaic. No primeiro ciclo, 6 empresas participaram da iniciativa. A cada ano, o programa busca expandir o número de integrantes e para 2025 são esperadas 101 empresas.

Na primeira fase do projeto, é aplicado um diagnóstico dos Indicadores Ethos como ferramenta de gestão para aferir o nível de maturidade da gestão de todos os participantes, a fim de auxiliar na melhoria da performance de sustentabilidade de todos. Na sequência, o grupo passa por capacitações, com workshops e mentorias, com o objetivo de orientar, analisar e planejar ações com foco em gestão de temas ambientais, sociais e de governança em suas respectivas empresas. Em 3 anos de programa, 75% das empresas passaram do estágio 0 de maturidade para o 1, que significa que estão engajados no avanço e trabalhando para chegar ao estágio de gestão destes indicadores.

“Esse projeto é um orgulho para a Mosaic, nós chegamos ao terceiro ano de projeto com um salto significativo de 40 empresas formadas e mais de 400 ações de sustentabilidade implementadas, o que demonstra o sucesso desta iniciativa, que busca capacitar empresas das mais diferentes regiões do país e com diversos perfis de atuação. O objetivo é promover a transformação e colaborar com um mundo mais sustentável em toda a cadeia produtiva da companhia”, afirma Eduardo Bucheb, diretor de compras da Mosaic na América do Sul.

“O Ethos tem muito orgulho dessa iniciativa e agradece a todas as empresas que aceitaram seguir este caminho conosco. Quando falamos de sustentabilidade e da necessidade de as empresas desenvolverem ações para contribuir com o desenvolvimento sustentável, muitas vezes, as empresas se perdem nas referências, nas práticas a priorizar, o que desenvolver. A proposta do programa é oferecer esse ‘caminho das pedras’, para que as empresas possam desenvolver capacidades, de forma articulada, gerando oportunidades para seus negócios e gerando impacto positivo na sociedade”, afirma Ana Lúcia Melo, diretora do Instituto Ethos.

A analista de SGI da Embrasa, Evelin Prestes, participante do programa há um ano, relata que as práticas de sustentabilidade já estavam presentes no planejamento da empresa e estão alinhadas aos valores da companhia. Segundo ela, participar do projeto ajuda a ter maior clareza para priorizar temas e “organizar a casa”. “O projeto vem nos ajudando a ver o que é importante, como podemos iniciar os trabalhos e como a gente prioriza para conseguirmos alcançar uma maturidade nesse conceito de ESG. Com o direcionamento, o programa traz clareza ao nos mostrar que estamos no caminho certo”, relata.

Representando uma das empresas participantes do programa, Corina Nogueira, gerente de Compliance e ESG da Unidas, conta que participar do Cadeia de Valor foi um passo importante no amadurecimento de práticas internas que já estavam em andamento. “Ao participar desse programa, dessa reflexão, nós identificamos melhorias. Foi um trabalho fantástico, abrangente nas três ambições (ambiental, social e de governança), o que trouxe para nós, ali na prática, o que podemos melhorar. Eu percebo uma movimentação da liderança, tomando consciência de práticas que possamos evoluir”, conclui.

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