MONITORAMENTO ONLINE DA MINERAÇÃO DE AREIA

Quem não acompanha o dia a dia da mineração de areia em recurso hídrico desconhece o alto volume de estudos necessários para que a atividade seja desenvolvida com rigor técnico, segurança  e preservação ambiental.  No painel  virtual A INDÚSTRIA DE AGREGADOS MINERAIS, realizado no início do mês na EXPOSIBRAM 2021, ao lado de Giorgio De Tomi, da USP, Fernando Valverde, da ANEPAC e Tasso Mendonça, da Agência Nacional de Mineração (ANM), a diretora executiva da SOMAR Mineradora, Veronica Della Mea,  mostrou como os 150 estudos técnicos realizados pela SOMAR e disponibilizados no site da empresa para consulta estão contribuindo para a sociedade compreender melhor a atividade da mineração de areia.

Veronica-Della-Mea
Veronica Della Mea

“Apesar de parecer, para o público em geral, uma atividade fácil e simples de ser desenvolvida, a mineração de areia requer o acompanhamento constante de diversas áreas técnicas e a execução contínua de vários estudos. Independentemente do que é solicitado pelos órgãos ambientais e de mineração, executamos estudos e análises que entendemos serem necessários para o desempenho sustentável da atividade”, explicou Veronica.

150 estudos técnicos disponibilizados para consulta

Ao acessar o site da SOMAR,  na aba Arquivo Técnico, basta clicar nos temas de interesse e logo abrirá uma série de relatórios e estudos sobre as áreas de  influência direta e indireta  das operações da mineradora. O monitoramento dos marcos georeferenciais realizados por GPS de precisão, importantes para monitorar o processo erosivo das margens, os relatórios de enchentes e a evolução da mata ciliar são alguns dos estudos que fazem parte do acervo publicado pela empresa.

site-SOMAR2

“Todos os equipamentos que operam na mineração de areia em recurso hídrico no Estado do Rio Grande do Sul e na jazida da SOMAR, no Baixo Rio Jacuí, entre os municípios de Triunfo, Charqueadas e São Jerônimo, são monitorados em tempo real, 24 horas por dia, via GPRS e satélite, garantindo sempre cobertura de sinal e fiscalização 24 horas pelos órgãos ambientais, o que permite a suspensão imediata e remota das operações em caso de irregularidades. E temos ainda o cercamento eletrônico, mais uma forma para garantir que as atividades sejam realizadas somente dentro das áreas licenciadas”, encerra.

As iniciativas pioneiras da empresa para monitorar suas operações, a  disponibilização inédita de estudos técnicos no site  e as certificações nacionais e internacionais de Gestão Ambiental 14001 e ISO 9001 renderam à SOMAR muitos reconhecimentos, entre eles o Selo Verde, Prêmio Socioambiental do Instituto Chico Mendes, recebido sete vezes consecutivas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.