Lançada em 2021, a obra explica a tecnologia SAR (Synthetic Aperture Radar) e descreve suas aplicações na indústria mineral, desde o monitoramento de deformações na superfície de alvos nas frentes de exploração mineral até a fiscalização das atividades de mineração pelo poder público. Traz ainda um histórico da utilização de sistemas de radares e apresenta casos reais de monitoramento de taludes de cavas, pilhas de estéril e barragens de rejeitos.
No que toca aos reservatórios, um dos cases mais chamativos demonstra como a barragem da Vale em Brumadinho (MG) se deformou mesmo antes de romper por liquefação em 2019. O livro está dividido em seis capítulos: Contexto e Motivação. Fundamentos do Radar Imageador. Histórico de Radar e Sistemas Atuais Utilizando a Fase e a Amplitude em Medidas de Deformação. Aplicações na Mineração – Monitorando Taludes de Cavas e Pilhas de Estéril. Monitorando Barragens de Rejeitos. E Considerações Finais.
Os três autores são pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI): Waldir Renato Paradella, geólogo; José Cláudio Mura, engenheiro elétrico, e Fábio Furlan Gama, engenheiro elétrico-eletrônico, especialistas em processamento de imagens de radar e aplicação de dados SAR (ofitexto.com.br)