O Ministério de Minas e Energia lançou o programa “Mineração e desenvolvimento”. Tratam-se de 108 metas, divididas em 10 objetivos que irão nortear a atuação do órgão até 2023. O anúncio do programa foi feito pelo secretário de geologia da pasta, Alexandre Vidigal, em reunião online realizada dia 8 de julho.
O presidente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Antonio Carlos Tramm, participou do encontro virtual. Segundo ele, o plano está bem formulado. “O plano deverá funcionar porque é curto e grosso. As 108 metas são bem objetivas e envolvem desde a pesquisa mineral até o implantamento de projetos que aumentem as riquezas do país”.
Tramm ressalta também que o desenvolvimento da mineração precisa focar na logística. “Sei que este não é um tema que cabe ao MME, mas é preciso olhar a todo o tempo para a logística. O escoamento é fundamental para o setor”, afirma.
Os objetivos centrais do programa são qualificar: o conhecimento econômico sobre o setor mineral; compromisso sócio-econômico-ambiental na mineração; ampliar o conhecimento geológico; avanço da mineração em novas áreas; investimento no setor mineral; seletividade de ações para o setor; governança na mineração; gestão e eficiência; combater as práticas ilícitas na atividade mineral e mineração na sociedade.
Faça o download e conheça o programa em detalhes