MINING CAST: O POLÊMICO NIÓBIO

MINING CAST: O POLÊMICO NIÓBIO

MINING CAST – O podcast da In The Mine para a mineração brasileira

Ouça o terceiro episódio no Spotify, Soundcloud ou no seu tocador de podcasts favorito

mining cast

3. Aula Mineral: O polêmico nióbio

27:30

Descrição:

O nióbio já foi citado por dois candidatos às eleições presidenciais como a chave do crescimento econômico brasileiro. Teríamos a maior reserva do planeta da substância – 842,45 milhões de toneladas -, praticamente o monopólio de sua produção – 82% do mercado mundial. E uma cotação de dar inveja ao minério de ferro – US$ 26 mil a tonelada, segundo estimativas. Já a Bolsa de Metais de Londres, onde o nióbio é negociado, não revela o valor exato do produto.

Empregado para aumentar a resistência e a maleabilidade do aço, o nióbio foi ganhando aplicações ao longo dos últimos anos. Passando a servir tanto para a fabricação de foguetes quanto para a de piercings. Ultimamente, estuda-se a possibilidade de seu emprego em drogas sintéticas, inclusive para o tratamento de HIV.

Nesta “aula mineral”, o geólogo, mineralogista e professor do IGC/USP, Daniel Atencio nos explica o que é o nióbio. Como e quando foi descoberto, de onde vêm, como é beneficiado e para que serve. Ao final do Mining Cast, descobrimos que trata-se de uma substância fantástica. Mas ainda não vai salvar o Brasil.

daniel atêncio
Daniel Atêncio

Ficha Técnica:

Entrevista: Tébis Oliveira, editora de Novos Projetos da revista In the Mine

Entrevistado: Daniel Atêncio, geólogo, mineralogista e professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Considerado o maior descobridor de minerais do Brasil (34 novos minerais até agora).          

Arte: Ari Maia         Edição Final: Arthur Bigarelli

                                                       

Trilha Sonora: “Relent” e “Day of Chaos”, de Kevin MacLeod                                                                             (incompetech.com). Licenciado pela Creative Commons                                                                                         (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/)

 

Ouça também:

  1. A mineração do futuro
  2. O pai da geologia brasileira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.