MINERAIS CRÍTICOS E ESTRATÉGICOS PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, foi um dos destaques no evento de lançamento do Caderno de Minerais Críticos e Estratégicos para a Transição Energética, realizado na quinta-feira (20). Na ocasião, Silveira abordou a interseção entre a transição energética e a mineração.

Segundo o diretor, esse lançamento tem um significado especial para o SGB, pois marca sua participação ativa em todo o processo de preparação. Ao longo de diversas reuniões com a equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da DGM/SGB, foi possível construir, de forma colaborativa, um trabalho robusto e estratégico.

“O resultado de hoje representa o desfecho dessa dedicação conjunta e, sem dúvidas, será um instrumento essencial para orientar políticas públicas voltadas ao setor mineral e suas cadeias de valor, com foco na transição energética e na segurança alimentar”, ressaltou.

banner-mineraiscriticos

 

Além disso, acrescentou que a interação entre a transição energética e a mineração traz desafios como a necessidade de garantir cadeias produtivas sustentáveis e agregar valor à produção nacional. Ao mesmo tempo, abre oportunidades para o desenvolvimento tecnológico, geração de empregos e atração de investimentos para o setor mineral brasileiro. “O compromisso do SGB é contribuir com dados e pesquisas que auxiliem na formulação de políticas públicas e estratégias que consolidem o Brasil como um player global na produção de minerais críticos”, enfatizou.

O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), teve como objetivo apresentar o caderno, um documento que analisa a disponibilidade desses minerais no Brasil, além de promover um debate sobre desafios e oportunidades para o setor mineral.

Imagem: SGB Dvulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.