MINERAÇÃO PARA DESENVOLVER PESSOAS E A SOCIEDADE

MINERAÇÃO PARA DESENVOLVER PESSOAS E A SOCIEDADE

Por: Marcelo Pereira, presidente da AngloGold Ashanti América Latina

O ano de 2024 marca os 190 anos da AngloGold Ashanti, a indústria de maior longevidade do Brasil. Durante esses quase dois séculos de história, procuramos sempre atuar na vanguarda, promovendo transformações, aprendendo com o passado e focando em uma mineração responsável. Na América Latina também estamos presentes na Argentina, atuando para gerar resultados com sustentabilidade, com foco em temas como segurança, respeito às pessoas, às comunidades e ao meio ambiente.

Após um 2023 de resultados desafiadores, em 2024 retomamos a performance e voltamos a crescer, contabilizando um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão em nossas operações. Evidentemente, que sempre pautado por um controle rígido dos custos e uma gestão ativa do capital, ações fundamentais para este resultado.

Celebramos também neste ano a retomada do beneficiamento de ouro no Complexo Industrial do Queiroz, em Nova Lima (MG). Investimos cerca de R$ 25 milhões, requalificamos o processo produtivo e renovamos as estruturas, sempre baseados no compromisso com a sustentabilidade. A retomada impulsiona também a economia da região, com mais de 230 empregados diretos atuando no complexo atualmente, sendo que mais de 21% das vagas operacionais estão preenchidas por mulheres.  Até 2025, a meta é ter 25% de mulheres na força de trabalho, reforçando o compromisso da empresa em promover a diversidade, equidade e inclusão.

Pensando no equilíbrio entre alta performance, competitividade e qualidade de vida dos nossos empregados, implantamos de modo pioneiro, em 2024, uma jornada reduzida com semana de quatro dias de trabalho no escritório administrativo de Nova Lima, onde trabalham 223 pessoas. Outra novidade é que em Sabará (MG), nas minas subterrâneas Cuiabá e Lamego, implementamos, em definitivo, no mês de setembro, a escala 4×4 para as equipes do subsolo. De uma forma transparente e aberta com o time, a escala foi aprovada por unanimidade pelos empregados. A adoção do novo modelo de trabalho posiciona a AngloGold Ashanti entre as empresas mais modernas e de vanguarda, atenta às mudanças do mercado.

Na área ambiental, a AngloGold Ashanti tem implementado projetos de energia renovável, de uso de fontes energéticas de baixa emissão e estudos de novas ações, como a eletrificação da frota.  Temos o objetivo de zerar as emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) de escopos 1 e 2 até 2050. Quando comparado ao ano base (2021), já reduzimos em 52% nossas emissões de carbono. Um grande marco deste ano foi a chegada da primeira carregadeira 100% elétrica de subsolo operando no Brasil.

Nesta retrospectiva do ano, também nos faz brilhar os olhos o projeto “Nova Vila”, uma iniciativa inovadora que obteve a licença ambiental de fechamento das minas Velha e Grande, em Nova Lima. O Nova Vila representa um exemplo único de uso futuro de uma área de mineração de 260 mil m², que será transformada em um complexo com centros culturais, espaços de convivência, comércio, serviços e moradias, além de 25% destinados a corredores ecológicos e áreas de preservação da Mata Atlântica.

Para 2025, a expectativa é manter o crescimento operacional e cada vez mais deixar um legado positivo para as pessoas e o meio ambiente. Isto já vem sendo feito em nossas barragens que, desde 2022, não recebem mais rejeito em polpa devido à implantação do processo de disposição de rejeito a seco. Todas as barragens da AngloGold Ashanti possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), emitida por auditoria externa e nenhuma estrutura está em qualquer nível de emergência.

Seguimos comprometidos em construir uma empresa que gera valor e resultados para a sociedade, de forma responsável e sustentável, conduzindo nossas operações de maneira ética, cumprindo a legislação e sempre respeitando as comunidades que nos acolhem e o meio ambiente que nos abraça.

Crédito Foto AngloGold: AngloGold Ashanti/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.