A Mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá (AP), segue no caminho do desenvolvimento sustentável, de governança e do bom relacionamento com as comunidades. Os resultados dos programas estão publicados no Relatório de Sustentabilidade Minerar para o Bem da Great Panther Mining (GPM), divulgado para o mercado de acordo com o padrão de Global Report Initiative (GRI), com os resultados das operações da companhia em relação à gestão de saúde, meio ambiente e social.
Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a GPM priorizou nove e atende a cada um deles, contribuindo para que as operações, incluindo a Mina Tucano, sejam agentes de mudança global, seguindo a Agenda 2030, colaborando para alcançar um impacto coletivo positivo ainda maior.
Na Mina Tucano, as boas práticas estão refletidas nos excelentes resultados obtidos dentro e fora da operação. Um exemplo disso são os esforços para atender e fortalecer temas como a Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Trabalho Digno e Crescimento Econômico, Inovação, Proteção da Vida Terrestre e Paz Justiça e Instituições Eficazes.
Relatório detalha resultados das operações do grupo
Mariana Fregonese, Vice-Presidente de Responsabilidade Social da Great Panther Mining, acredita que os resultados positivos do Brasil e das outras operações no México e Peru, devem-se ao alto nível de comprometimento dos funcionários, mesmo diante de um ano de pandemia, como se deu em 2020.
“Trabalhamos com a premissa de que ‘Juntos Somos Fortes’, e focamos em nossos compromissos com a saúde e bem-estar de nossos funcionários e das comunidades. Fizemos para além de nossas obrigações, e trabalhamos junto com as comunidades do entorno. Também desenvolvemos nosso trabalho sobre o conceito Minerar para o Bem, pois acreditamos que podemos ser bons vizinhos e trabalhar com as comunidades e instituições para contribuir com o desenvolvimento sustentável”.
Para a ela, a Mina Tucano se destacou também pelas iniciativas de estímulo à segurança no trabalho e de equidade de gênero, com políticas de aumento da presença das mulheres na operação.
“Tivemos cases muito interessantes no Brasil, como a criação da Olimpíada de Segurança, que aumenta a conscientização sobre a prevenção de acidentes e ajuda a reduzir a frequência e a gravidade das ocorrências. Também começamos o programa Vida Ativa, com objetivo de oferecer opções mais saudáveis de atividades após o trabalho, por meio da prática de esportes e alimentação saudável. Para a comunidade, executamos um programa de monitoramento para avaliar os níveis de ruído e vibração, provenientes da perfuração e explosão na mina. Embora já tenhamos conduzido estudos de ruído anteriormente, esta foi a primeira vez em que monitoramos as vibrações. Todos os resultados ficaram dentro dos limites aceitáveis estabelecidos pelas autoridades”.
A Mina Tucano se destaca também pelo cuidado com a floresta amazônica. Com o uso de tecnologia para a mitigação dos impactos ambientais, a mineradora plantou 2.016 árvores em um projeto de reflorestamento de uma área em desuso – com drones para monitorar a recuperação da vegetação – como no programa de Monitoramento de Fauna, usando câmeras de visão noturna para identificar animais na mata.
Relacionamento comunitário e Covid-19
No relacionamento com a comunidade, a Mina Tucano entregou equipamentos de fisioterapia à unidade de saúde de Pedra Branca do Amapari e um gerador à polícia do estado do Amapá. Na campanha de solidariedade no Natal, funcionários e contratados doaram 1.117 cestas de alimentos.
O cuidado com a cidade durante a crise sanitária causada pela Covid-19 foi reconhecido pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari. A prefeita Beth Pelaes afirmou que as doações de kits de testes, medicamentos, máscaras e produtos de higiene foram significativas na contribuição com o controle da pandemia e ajudaram o governo municipal a cumprir os protocolos internacionais de saúde.
“Estamos provando que junto com a GPM somos mais fortes, seja na produção, no cuidado com os colaboradores, meio ambiente ou comunidade. Cada ação reforça o compromisso da Mina Tucano com os objetivos de melhorias locais e mundiais. Estamos trabalhando, cada vez mais fortes, para alcançar resultados promissores”, acredita Fabio Marques, Diretor de Operações do projeto.