MANSERV IMPLANTA FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS COM INVENTÁRIOS

MANSERV IMPLANTA FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS COM INVENTÁRIOS

Administrar o inventário com precisão é essencial para garantir qualidade no atendimento aos pedidos e reduções nos custos de qualquer operação logística. Este controle e disponibilidade de produtos, torna as organizações competitivas no mercado através de excelentes níveis de serviços e satisfação de clientes.
Atenta a essa questão, a Manserv – empresa de serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística -desenvolveu uma ferramenta que auxilia na implantação da rotina cíclica de contagem de inventários, que direciona e avalia cada contagem de modo a criar uma rotina padronizada a partir das características de cada produto. Em seguida, através de um dashboard, é feito um monitoramento de resultados e acompanhamento individual de cada produto. A ferramenta, implementada em armazéns nos setores químico e de papel e celulose, que não possuíam nenhum sistema de gerenciamento como o Warehouse Management System (WMS), promoveu, desde o início de sua implantação, reduções significativas nos custos envolvidos com divergências de inventários, como diferenças contábeis e reclamações de clientes.
De acordo com o Presidente da Unidade de Negócios Logística, Marcelo Augusto Felipe, o método utilizado nesta ferramenta, inicia a partir de um mapeamento total do estoque, em que é realizada uma análise e classificação dos produtos em características como valores financeiros e volumes de expedição. “Em seguida, uma importante análise de produtividade das contagens é realizada de modo a dimensionar a quantidade de posições a serem inventariadas por dia. Com estes dados, é criada uma rotina de contagens padronizada em um período definido de acordo com a estratégia adotada para cada produto”, explica o executivo.
Felipe salienta também que, diariamente, ao final do ciclo de inventário, os dados são lançados no dashboard da ferramenta e diversos indicadores de desempenho são analisados, como Inventory Location Accuracy (ILA) e Inventory Record Accuracy (IRA). Os mesmos são programados para monitorar, tanto a produtividade diária por posição, quanto os resultados gerais das contagens. “Com estes indicadores, é possível identificar qualquer tipo de desvios de acuracidades que possam ocorrer e imediatas ações são tomadas, de forma a assertivamente eliminar as causas de divergências nos estoques”, conclui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.