Márcio Souza, intelectual e escritor de Manaus, lança dia 16 de julho, na livraria Timbre, no Rio de Janeiro, livro sobre a História da Amazônia. Do período pré-colombiano aos desafios do Século XXI.
Em História da Amazônia, Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região. Isso a partir de uma visão de dentro: a de um intelectual e escritor manauense. Cuja obra monumental, literária e ensaística, perscruta os silêncios da história. E também desvela as falhas da memória e denuncia o imaginário colonialista. Subjacente à lógica da expansão territorial civilizadora, responsável pelos massacres de vários povos indígenas.
A linguagem ágil e agradável do autor guia-nos através de um percurso. Que se inicia pela delimitação do espaço geográfico e das fronteiras do subcontinente amazônico. Inserido, como espaço periférico, em nove Estados-nação. E povoado por centenas de etnias e por grupos sociais de interesses diversos.
Ele desloca a perspectiva redutora que faz coincidir o início da história do continente com a “descoberta” das Américas. O autor assume a dimensão temporal da longa duração com o intuito de escavar a memória histórica da Amazônia “antes dos europeus”. Do espaço-tempo milenar à contemporaneidade, a obra revela as formas segregacionistas de apropriação social do espaço amazônico. Elemento-chave para a compreensão de sua história e para a redefinição de sua trajetória.
(Rita Olivieri-Godet- Université Rennes 2 / Institut Universitaire de France I)
QUEM É MÁRCIO SOUZA
Márcio Souza nasceu em Manaus (AM) em 1946. É romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras. É autor, entre outros livros, de “Galvez, imperador do Acre” e “O Brasileiro Voador”, além de “Amazônia Indígena”. No momento, trabalha no último volume da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. Precedido por Lealdade, Desordem e Revolta.
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
Márcio Souza
392 páginas | R$ 54,90
Editora Record | Grupo Editorial Record