Por: Antonio Carlos Tramm (*)
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realizou, na primeira quinzena do mês de julho, duas lives com temas de grande relevância para o setor da mineração: o lançamento do Mapa Tectônico-Geocronológico do estado da Bahia; e a discussão sobre a importância da ESG para o setor mineral.
Com palestras técnicas e debates, a videoconferência de lançamento do Mapa Tectônico-Geocronológico do estado da Bahia e suas Implicações Metalogenéticas aconteceu no dia 08 de julho e contou com uma esclarecedora apresentação do professor Johildo Barbosa. Resultado de um trabalho de quatro anos da equipe técnica da CBPM, o projeto figura como 24º em uma série de publicações especiais. O mapa abrange a parte norte do Cráton do São Francisco e possibilita a identificação de novos depósitos minerais, atraindo, consequentemente, novos investimentos em pesquisa e produção mineral.
“A importância da ESG na mineração”
Realizado no dia 14 de julho, a live CBPM convida contou com a parceria da revista In The Mine e teve como tema “A importância da ESG na mineração”. Durante a videoconferência, foi chamada atenção para a importância das empresas privadas se adequarem a esses novos conceitos, que têm sido utilizados pelas maiores financeiras mundiais como parâmetro para liberar investimentos.
As empresas têm as ferramentas para puxar essas mudanças com mais força. Com essa mudança, vão conseguir ter acesso a um capital mais barato, a um custo menor. Se a iniciativa privada implantar isso no seu dia-a-dia, ela empurra o governo.
Essa é uma preocupação com o futuro. Precisamos ter este cuidado com as pessoas e com o meio ambiente e pensar em qual legado vamos deixar para os nossos netos e bisnetos. É uma mudança de postura, de comportamento. Você não muda cultura em um toque. É um processo de reeducação e de preparação. É uma mudança de governança, no final da história.
Infográfico “Bahia, terra de minérios”
Outra ação interativa disponibilizada pela CBPM é o infográfico “Bahia, terra de minérios”. A ferramenta analisa uma base de dados com mais de 1,2 milhões de declarações de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), cedida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), para mostrar o que é produzido em bens minerais em cada um dos municípios baianos, desde 2016 até hoje. Além de possuir filtros por município, o infográfico permite que o usuário selecione as substâncias e os anos.
A CBPM agradece a todos que assistiram as lives, bem como aos parceiros participantes, e ressalta os relatos de Paulo Misk, quanto às experiências vividas pela Vanádio de Maracás. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir às lives ao vivo e ainda não conhecem o nosso infográfico, enviamos os links abaixo para que tomem conhecimento destes importantes trabalhos.
Acesse: Mapa Tectônico-Geocronológico
Acesse: A importância da ESG na mineração
Acesse: Bahia, terra de minérios