Lília Mascarenhas Sant’Agostino, secretária adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, foi eleita para compor o Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) durante Assembleia Geral Ordinária de Acionistas, realizada em Brasília no dia 12 de abril. “Minha atuação será voltada para alinharmos o planejamento da CPRM, com as diretrizes do ministério e as politicas públicas do governo. Vamos construir juntos, Ministério e CPRM, uma nova gestão, com impulso para dinamizarmos a pesquisa mineral no país”, disse Lília após sua eleição.
Indicada pelo Ministério de Minas e Energia para substituir Elmer Prata Salomão, Lília é a segunda mulher a assumir uma cadeira no Conselho da empresa. A primeira foi a Dra. Ladice Pontes Peixoto.
Formada em geologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Engenharia Mineral pela mesma Universidade, a nova conselheira possui experiência no setor público e privado, com atuação profissional centrada em áreas técnicas, como especialização em estudos de minério, com larga experiência acumulada em áreas de conhecimento afeitas à prospecção e pesquisa mineral, avaliação de depósitos e jazidas minerais, mineração e beneficiamento mineral.
Na área pública Lília atuou na gestão de processos minerários com vistas à outorga de concessões de lavra, bem como na elaboração de atos normativos e de políticas públicas voltadas ao programa do governo de revitalização do setor. Na área acadêmica trabalhou na USP como professora e pesquisadora em recursos minerais; foi também supervisora de laboratório mineral. Participou de conselhos, colegiados e como consultora AD-HOC para associações científicas.
Lília atuou também como consultora independente de recursos minerais nas etapas de pesquisa mineral, amostragem, operação de mina, caracterização do minério, desenvolvimento de processo de beneficiamento e operação de usina de beneficiamento.