Na Bauma 2019, VA Erzberg e Liebherr concluíram um contrato de desenvolvimento de um sistema de assistência de trolley para o T 236 (caminhão de mineração de 100 t). Desde então, a mina de minério de ferro testa o caminhão diesel-elétrico na Áustria. O caminhão foi modificado para operar com uma linha aérea conectada por um coletor de corrente com barras em uma pista de teste de 500 m de extensão. A cerimônia de inauguração da linha estendida de troley de 5 km ocorreu em 29 de setembro de 2020.
VA Erzberg declarou: “Até agora, o transporte de mais de 13 Mt de rocha por ano exigia enormes quantidades de energia de cerca de 4,5 milhões de litros de diesel por ano. Serão três milhões de litros a menos de diesel no futuro, quando os sucessores dos caminhões diesel mecânicos atualmente em uso começarem a operar em Erzberg. ”
Fase de teste bem sucedida
Desde a assinatura do contrato de desenvolvimento para o sistema de trolley em Bauma 2019, VA Erzberg tem testado o caminhão diesel-elétrico T 236 modificado em sua mina de minério de ferro siderita em Eisenerz, Áustria. Os testes foram conduzidos em um segmento de teste de 500 m de comprimento.
Funciona assim: o caminhão diesel-elétrico é equipado com um coletor de corrente com barras que conectam o sistema de tração do caminhão às linhas de transmissão aéreas nos segmentos de transporte em subidas para movimentar com energia elétrica. Esta tecnologia inovadora permite pistas com pequenos raios e até mesmo ziguezagues. Também permite um uso mais amplo da largura da estrada de transporte além da linha da catenária em comparação com as soluções convencionais de pantógrafo. Isso é importante quando as condições da estrada de transporte não são as ideais devido às condições meteorológicas, por exemplo
Josef Pappenreiter, Diretor Técnico da VA Erzberg diz: “Existem apenas algumas empresas no mundo que usam a tecnologia de linhas aéreas em seus caminhões. No entanto, percebemos rapidamente que a tecnologia existente não funcionaria para nós. Nossa tecnologia recém-desenvolvida é diferente de tudo o que estava anteriormente disponível no mercado, tanto em termos de sistema de linha aérea quanto de tecnologia veicular. Isso só poderia ser desenvolvido com nosso parceiro cooperativo e inovador Liebherr Mining em Colmar. ”
Pista estendida com novos desafios
A nova linha estendida para uma frota de seis Liebherr T 236 terá uma extensão de 5 km com a parte superior a cerca de 1.055 m acima do nível do mar.
VA Erzberg observará como as condições climáticas afetarão as linhas aéreas durante o inverno nos Alpes Eisenerz. Peter Schimek, Gerente de Projeto da mina acrescentou: “Outro desafio é toda a engenharia elétrica, pois todos os
Minerando com responsabilidade
Quando conectado às linhas de força aéreas no modo de trolley, a capacidade total de potência dos motores elétricos das rodas do T 236 pode ser traduzida em velocidade em rampa, enquanto o motor a diesel está em marcha lenta, reduzindo assim as emissões e o consumo de combustível.
No longo prazo, a VA Erzberg espera economizar cerca de três milhões de litros de diesel e 4.200 t de CO₂ por ano. Além disso, a emissão de óxidos de nitrogênio e poeira fina também será reduzida.
Josef Pappenreiter comenta: “Com esta tecnologia, esperamos uma produção otimizada de energia sustentável. Atualmente, cerca de 13 milhões de toneladas de rocha são transportadas na mina todos os anos. O fator de custo para a produção de minério é correspondentemente alto. Além dos efeitos ambientais positivos, o investimento nessa nova tecnologia também garante a extração sustentável da importante matéria-prima do minério de ferro para a produção nacional de aço. Um total de cerca de 20 milhões de euros serão investidos no projeto. ”