A Liebherr apresentou Simpósio de Tecnologia de Veículos Industriais Autônomos, realizado final de novembro em Colônia, na Alemanha, a fase atual e os conceitos de projeto de seu caminhão autônomo, modelo T-284, para mineração a céu aberto. Fabricado na subsidiária de mineração da Liebherr em Newport News, na Virgínia (EUA), protótipo, com capacidade para 363 tm (400 t) está em testes desde 2016 e deverá ser colocado à prova em clientes da marca a partir de 2019. O projeto prevê abordagem flexível baseada em arquitetura de protocolo aberto e diferentes opções de fornecimento, segundo a preferência dos clientes.
“Alguns clientes gostariam de um único fornecedor fazer tudo em uma abordagem turn-key . Outros querem múltiplas opções de fornecimento e estão preparados para um maior esforço de integração. Desta forma, a Liebherr fornecerá a maneira mais flexível e econômica de alcançar uma solução autônoma de transporte”, explica disse Bryant Ward, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Desenvolvimento da Liebherr Mining Equipment Newport News Co. ”
Segundo ele, a Liebherr pretende fornecer uma arquitetura aberta que permita aos clientes flexibilidade em relação ao nível de conteúdo e integração OEM da Liebherr para complementar os investimentos existentes em suas operações no gerenciamento de frotas e na telemetria. “Essa abordagem permitirá que nossos clientes usem os produtos Liebherr juntamente com outros equipamentos OEM e escolha os fornecedores mais adequados para soluções de terceiros”. Os novos caminhões autônomos da Liebherr serão compatíveis com a plataforma de comando e controle autônomo “Mobius” da Autonomous Solutions, Inc. (ASI).
A Liebherr Mining Equipment Newport News fabrica grandes caminhões de mineração projetados para lidar com cargas úteis de até 400 t desde meados da década de 1990. O conceito de condução diesel-elétrico tem garantido alto nível de confiabilidade e menor custo por tonelada, tendo como par ideal nas operações de carregamento de lavra as escavadeiras Liebherr R 996 B ou R 9800.