Na edição especial 109 (maio-junho) da revista In The Mine trazemos cases de sustentabilidade destacados pela AMG, Anglo American, AngloGold Ashanti, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Embu Engenharia e Comércio, EroBrasil, Hydro, Jaguar Mining, Kinross Gold, Largo, Mosaic Fertilizantes, Mineração Rio do Norte (MRN) e Nexa.
Na área ambiental temos projetos de filtragem de rejeitos; reaproveitamento de minérios e de vapor d’água; redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa); descarbonização; preservação de recursos naturais; reabilitação de áreas mineradas; e educação ambiental.
No âmbito social estão o incentivo de mineradoras à economia local de comunidades sob sua área de influência; promoção da educação pública; ações de voluntariado e cursos de capacitação tecnológica.
Na AMG, uma nova planta de desaguamento recupera 70% dos rejeitos gerados no beneficiamento de lítio, transformando-os em feldspato sódico e reduzindo sua disposição em barragem. Também com foco em reaproveitamento, a Mosaic adquiriu novos equipamentos para processar parte do fosfato extraído de suas minas, convertendo-o em fósforo e evitando seu descarte. Em outro projeto, ao automatizar o Balanço de Vapor no Complexo de Uberaba (MG), a mineradora já reaproveitou 100 mil t do vapor d’água gerado no processo industrial para a produção de energia, água condensada e calor.
Com base em resultados de 2022 auditados em 2023, a AngloGold Ashanti já reduziu em 33% as emissões de GEE de escopo 1 (diretas) e 2 (indiretas), atingindo a meta de redução de 30% desses gases prevista para 2030. Com o mesmo objetivo de descarbonização, a Hydro atua em duas frentes: está ampliando a frota elétrica de equipamentos móveis de lavra da mina e participa do Paragoclima, série de ações para que a cidade de Paragominas (PA) se torne carbono zero dentro de sete anos.
Ainda na área ambiental temos o programa Juntos pelo Araguaia, para recuperação da bacia hidrográfica do Araguaia, apoiado pela Anglo American; o Programa Refloreste do Instituto Embu de Sustentabilidade (IES), da Embu, de preservação de recursos naturais da Serra do Itapeti (SP); preservação da biodiversidade do cerrado em Paracatu (MG), pela Kinross; manutenção de área de proteção e reabilitação de cerca de 2.500 ha pela Largo, em Maracás (BA); e a restauração intensiva de mais de 320 ha de áreas mineradas com espécimes da floresta amazônica, em Oriximiná (PA), pela MRN. De seu lado, a CBA realiza há 22 anos o Programa de Educação Ambiental (PEA), em 9 municípios no entorno de suas operações em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Já no âmbito social, a CBA traz o projeto Parceria pela Valorização da Educação (PVE), voltado ao sistema municipal de ensino de 45 municípios. A EroCaraíba, produtora de cobre da EroBrasil, destaca o empreendimento Carmélias, em Jaguarari (BA), resultado da associação de mulheres para a produção profissional de doces. A Jaguar Mining tem o Voluntariar Ecossustentável, eixo do Programa Voluntariar, em que seus funcionários doam caixas de leite longa vida para instituições e famílias das comunidades onde a mineradora atua, em Minas Gerais. Na Nexa, o programa Talento na Nuvem, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), deve capacitar 100 mil pessoas até 2025, no Brasil e no Peru, em TI (Tecnologia da Informação), incluindo o uso de ferramentas de IA (Inteligência Artificial).