A Kuzbasskaya Toplivnaya Company (KTK), produtora de carvão térmico na Sibéria – típico da região -, detém a mina a céu aberto Vinogradovsky. Em sua planta de Kaskad, dentro da mina, cuja capacidade instalada é de 11 milhões de toneladas por ano (11 Mtpa) de carvão, são combinados dois métodos de enriquecimento em um processo de produção integrado, que utiliza separação de meio denso em conjunto com separadores de alta inclinação para o escalpe.
Juntos, os métodos ajudam a reduzir a ganga de 50% para 12%, bem como ajustam o teor de cinzas e atingem resultados de enriquecimento de até 70% de carvão. Somado a isso, a KTK utiliza um circuito fechado de água, com reutilização no processo. Dessa forma, a empresa reduz custos e, ao mesmo tempo, diminui os riscos para o ambiente.
Ainda assim, devido a um aumento do risco de terremoto na região, medidas de segurança precisam ser tomadas, como sensores especiais que fornecem informações em tempo real e monitoram o ambiente operacional. “Nós abrimos uma concorrência e a Metso foi selecionada como única fornecedora de todos os equipamentos para bombeamento na planta, com bombas de polpa, de água e de meio denso. Todas as bombas estão operando de acordo com nosso objetivo de produção”, declarou Viktor Gribanov, mecânico chefe da planta de carvão Kaskad 2.
As bombas foram entregues pré-montadas pela Metso, para facilitar a instalação. As áreas consideradas mais críticas foram equipadas com bombas montadas numa base corrediça. Uma equipe de serviços da fabricante está presente próximo à operação, demonstrando a boa parceria entre as duas companhias.