Por Eric Duarte*
Em meio a um ano turbulento e repleto de desafios para todos, a Jaguar Mining obteve um ano produtivo e com bons resultados. Graças ao empenho de todo o seu time, que vem se dedicando fortemente nos últimos tempos, e também por meio de parcerias, investimentos e programas de desenvolvimento, a empresa registrou, no terceiro trimestre, o sexto aumento consecutivo para o período, com aumento de 25% na produção de ouro com relação ao mesmo período do ano passado.
Durante o mês de agosto, a Jaguar Mining assinou um contrato com a IAMGOLD Corporation contemplando o arrendamento de 28 direitos minerais para exploração no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Entre os principais macrorresultados operacionais esperados para o ano estão o progresso contínuo da produção em direção à meta operacional de 25.000 onças por trimestre, além de aproximadamente 10.260 metros de desenvolvimento primário e secundário.
Reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, a Jaguar Mining aderiu ao “Women in Mining Brasil” (WIM BRASIL), movimento que tem como objetivo fortalecer e ampliar a participação das mulheres no setor de mineração. Ainda nesta mesma pauta, instituiu um comitê interno de D&I (Diversidade e Inclusão), com ações ligadas ao ingresso e valorização das minorias em seu quadro de empregados. Preocupada com as questões ligadas à ética e integridade em suas atividades, a Jaguar Mining ainda estabeleceu uma parceria com o Instituto Ethos, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.
Para 2021,o plano de negócios da companhia tem como meta ampliar e otimizar as operações de forma sustentável. A estabilização de processos foi uma das pautas de 2020 e exigiu uma ampla integração de diversas áreas, resultando em melhorias em todas as unidades. Todas as atividades baseiam-se na nossa forte cultura de segurança, almejando sempre o dano zero para nossos empregados, ao meio ambiente e às nossas comunidades.
*Vice-presidente de Operações da Jaguar Mining
Jaguar Mining atuou no combate a Covid-19 e em apoio aos empregados
Por Juliana Dolabela*
Um dos compromissos da Jaguar Mining é assegurar a saúde e o bem-estar dos seus empregados. Para isso, a empresa adotou diversas medidas para mitigar eventuais impactos decorrentes da pandemia em sua operação. Logo no início da pandemia foi criado um comitê de assuntos relacionados a Covid-19, responsável por colocar em prática ações com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além das medidas básicas, como disponibilização do álcool em gel e intensificação da higienização de áreas comuns, o transporte dos colaboradores e o refeitório da Jaguar receberam atenção especial.
Para a utilização da área de alimentação foi criada uma escala de revezamento e limitação da capacidade máxima. Todas as superfícies de contato foram reduzidas, com a suspensão do uso de bandejas e totens de avaliação. Divisórias de acrílico foram colocadas nas mesas. Já os ônibus passaram a ser higienizados antes e depois de cada viagem, e a quantidade de usuários também foi limitada. Diretrizes determinam, ainda, que as janelas permaneçam abertas e o distanciamento nos assentos seja cumprido. Para quem preferiu usar o próprio carro, houve reembolso de combustível pelo período de 4 meses.
O efetivo dos trabalhadores de atividades essenciais foi reduzido, por meio de férias, e todos foram obrigados a passar por uma triagem diária para aferição de temperatura corporal. A Jaguar ainda garantiu equipamentos de proteção individual a todos. Inclusive, graças a uma parceria entre a empresa e associações locais, mais de duas mil máscaras foram produzidas para distribuição aos funcionários, contribuindo para a geração de renda nas comunidades. Complementando as medidas, as viagens a trabalho e as reuniões presenciais foram canceladas, enquanto a entrada de visitantes e terceiros nas instalações da mineradora foi suspensa durante o período de pico.
O home office foi adotado para as funções administrativas e integrantes do “grupo de risco” foram, temporariamente, liberados das atividades. Nesses casos, a Jaguar, entendendo que as pessoas passariam mais tempo em casa, disponibilizou crédito extra no cartão-alimentação de todos os empregados, por 2 meses. Outra iniciativa que merece destaque é a implementação de um canal digital informativo, o “Dr. Mining”, que esclarece dúvidas dos empregados, parceiros e comunidade sobre a Covid-19, bastando acessar www.jaguarmining.com.br/drmining.
*Gerente de Saúde e Recursos Humanos da Jaguar Mining