Uma abordagem interativa para desenvolver a aprendizagem e sensibilizar sobre os protocolos de Riscos Críticos é o que propõe o jogo “Trilha do Ouro”, da Jacobina Mineração. Com mais essa iniciativa, a empresa se movimenta em direção à aplicação de técnicas inovadoras como incentivo à construção de conhecimento de toda sua força de trabalho.
O jogo colaborativo é pioneiro no Brasil e foi desenvolvido do zero, com o objetivo de dinamizar ações, privilegiando abordagem que favorece a aprendizagem de adultos.
O pano de fundo da narrativa é o processo de produção do ouro, desde a pesquisa mineral até a fundição das barras de ouro, em um tempo definido. Para Enilda Maranhão, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da JMC, a ação é uma maneira de provocar novas abordagens sobre temas importantes na rotina de segurança do trabalho da empresa:
“Esta estratégia tem como finalidade trabalhar conteúdo multidisciplinar para desenvolver novos aprendizados como incentivo à mudança de comportamentos mais aderentes ao cuidado com pessoas e à preservação da vida. A aplicação da técnica do jogo também favorece o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, o exercício da capacidade cognitiva, entre elas a memória e a concentração, maior retenção do conteúdo, aliada à maior interação e diálogo dos participantes. Portanto, envolve estratégia relevante para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro e saudável para todos”.
JOGANDO PARA APRENDER
Entre duas e doze pessoas podem participar do jogo de forma simultânea. Ao longo do processo, elas sorteiam cartas, respondem às perguntas, jogam os dados e vão avançando no processo de produção de barras de ouro. A cada resposta certa, o jogador se aproxima do objetivo. As respostas erradas fazem com que a barragem lúdica do jogo se encha, que deve ter seus rejeitos tratados para não correr o risco de rompimento.
Joilson Souza, assistente administrativo da área de Exploração da JMC, conta que o game é excelente já que é possível aprender de uma maneira divertida. “O fato de ser um jogo coletivo, onde todo mundo ganha ou todo mundo perde, inspira o trabalho em equipe e ainda nos mostra que segurança pode, e deve, andar lado a lado com a produção”.
Pessoas de qualquer faixa etária, que trabalhem na área de mineração, podem participar do jogo. Na JMC, funcionários e terceirizados de todas as áreas passarão pelo ciclo de trocas e aprendizados na “Trilha do Ouro” para reforçar a conscientização sobre o valor dos protocolos de riscos críticos.
Para Andiara Farias, técnica em segurança do trabalho da área de SSMA, o game é uma forma inovadora de aprendizado, através do qual é possível evolui no conhecimento dos protocolos de riscos críticos, sem falar que todos os desafios do jogo são realizados em atividade do nosso processo, iniciando na pesquisa geológica até o beneficiamento, o que ajuda todos conhecerem os processos e procedimentos de segurança em cada etapa.
AMPLIAÇÃO DO SABER
O “Trilha do Ouro” é resultado da articulação entre gerência geral, do departamento de SSMA, do regional e da informática, após um ano de esforço coletivo. No Brasil, este é o primeiro jogo com foco na mineração e voltado à segurança do trabalho. Além do formato físico, em tabuleiro, o “Trilha do Ouro” possui uma versão digital, permitindo que pessoas de diferentes unidades possam jogar juntas, mesmo à d