ITAMINAS É VENDIDA PARA GRUPO EMPRESARIAL

ITAMINAS É VENDIDA PARA GRUPO EMPRESARIAL

Uma das mais tradicionais mineradoras de Minas Gerais, a Itaminas Mineração, fundada em 1958 e localizada na cidade de Sarzedo, foi vendida na última semana de junho de 2024 para um grupo de empresários mineiros. O processo que trata da negociação está em análise pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O valor da transação ainda não foi divulgado.

A empresa, controlada pelos irmãos Cristiano e Bernardo de Mello Paz, foi adquirida por um consórcio formado por Rodrigo Gontijo, CEO do grupo AVG, Argeu Géo Filho, diretor da Géo Agropecuária, e Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master. Além da Itaminas, Bernardo Paz é fundador e presidente do Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte a céu aberto do mundo, sediado em Brumadinho (MG). A presidência da Itaminas será assumida por Thiago Toscano, ex-presidente da Codemig (Cia.de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais),

A Itaminas produz atualmente 6,5 Mtpa de minério de ferro destinadas a quatro linhas de produtos: pellet feeds, sínter feeds, hematitinha e granulados. Em seu site, a empresa informa um plano de expansão para 10 Mtpa e a instalação, em curso, de um sistema de filtragem de rejeitos visando a recuperação de material itabirítico, além da eliminação do uso de barragens. A mineradora possuía duas barragens de rejeitos. A B1 concluiu as obras de adequação de seu método construtivo a montante para o método a jusante em maio de 2023 e hoje é utilizada para armazenamento de água industrial. A B4 passa por obras de descaracterização, com posterior recuperação ambiental da área.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.