A Pirelli é a mais nova patrocinadora do Instituto Inhotim, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo, e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Por meio da lei de incentivo à cultura, a fabricante de pneus patrocinará a manutenção pelo período de mais de um ano, além de outros projetos de cunho cultural e ambiental, destinando R$ 2 milhões.
No âmbito cultural, a Pirelli apresentará o Inhotim em Cena 2014, que contempla uma agenda cultural com apresentações de grupos e artistas de expressão nacional ao longo do ano. O projeto desenvolve e fortalece a atuação do instituto no cenário da música e das artes cênicas, além de sua presença nas artes contemporâneas. São três grandes shows de música instrumental, duas intervenções artísticas, mini festival de música contemporânea, composto por quatro concertos, e mostra de artes cênicas, com cinco apresentações.
No campo da educação ambiental, a parceria se faz por meio do projeto Jovens Agentes Ambientais Brasil, na cidade paulista de São José do Rio Preto, ao promover a inclusão socioambiental e a formação de jovens da rede pública em cidadãos conscientes e agentes multiplicadores em prol do meio ambiente. Com o apoio da Pirelli, os jovens trabalharão a temática da seringueira e do ciclo da borracha, sob os aspectos social, ambiental e econômico da sustentabilidade.
Serão atendidos 50 estudantes do ensino médio, divididos em duas turmas. Cada turma participará de 21 encontros, que serão tanto na comunidade onde se inserem quanto em Inhotim, além de poderem interagir e buscar informações adicionais em plataforma virtual específica do projeto.
“Somos grandes apoiadores do cenário cultural e social das comunidades em que estamos inseridos. Ao conhecer as maravilhas do Instituto Inhotim, não pensamos duas vezes e buscamos a melhor maneira de fomentar e manter este verdadeiro patrimônio nacional, no ano em que celebramos 85 anos de presença no Brasil”, afirma Paolo Dal Pino, presidente da Pirelli para a América Latina. O patrocínio tem início em abril de 2014 e vai até o fim de junho de 2015.
“O patrocínio da Pirelli será fundamental para consolidar o Inhotim em Cena 2014 na agenda cultural do estado. Além disso, será uma oportunidade de ampliar as fronteiras geográficas dos nossos projetos educativos ao nos propor a atuação em São José do Rio Preto. Esperamos que seja uma parceria duradoura”, avalia o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi.