INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RESULTAM EM GANHOS POSITIVOS

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RESULTAM EM GANHOS POSITIVOS

Por: Elias Lima*

O setor agromineral tem passado por grandes transformações nos últimos anos em busca de mais eficiência e produtividade para atender à crescente demanda por fertilizantes, que são essenciais para que o agronegócio brasileiro se mantenha entre os mais relevantes do mundo. Claro, esse processo de mudança está muito relacionado com investimento em tecnologia e inovação, aliado à diversidade de ideias e a um ambiente favorável.

As iniciativas implantadas pela área de Operações da Mosaic Fertilizantes, resultado de investimento de mais de R$ 1 bilhão em 2021, permitiram tornar a empresa ainda mais competitiva, estabilizar processos e melhorar a eficiência, com quebra de diversos recordes de produção e sempre atendendo às boas práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança).

O sucesso de nosso negócio se deve ao empenho de todos os funcionários e pode ser visto no aumento das entregas e margens de especialidades; na performance do nosso negócio de distribuição; nos recordes de qualidade;  e nos ganhos gerados pelo Transformação 2.0 –, programa para fortalecer os negócios por meio de processos com foco no cliente, governança robusta e de relação de confiança com clientes, funcionários e comunidade.

Em relação ao ano passado, até o terceiro trimestre, a Mosaic Fertilizantes teve um aumento de 75% no EBITDA ajustado, passando de R$ 1,7 bilhão. Sempre priorizando o bem-estar de nosso time, outro resultado importante do ano foi em relação à saúde e segurança no trabalho, em que avançamos para alcançar a meta de Zero Acidentes, inclusive com implementação de projetos de redução de riscos.

Um dos investimentos mais relevantes foi o projeto Recuperação em Massa. Aportes em equipamentos e mudanças de rotas de processo nas unidades de Tapira e Catalão nos possibilitaram entrar em uma etapa pioneira na produção de concentrado fosfático, maximizando a eficiência de uso do mineral e diminuindo os rejeitos. Em 2021, conseguimos um incremento relativo de 3,1% no desempenho de produção. Até dezembro de 2022, a previsão é chegar a 7%. E o projeto no ano que vem será implantado em Araxá e, em 2023, em Cajati.

Com a sala de controle integrado temos mais agilidade na avaliação dos resultados das operações e garantimos estabilidade à produção. A eficiência também é assegurada pela Gestão Estruturada de Atividades de Rotina (Gear), que permite o mapeamento estratégico de processos com visão tecnológica para eliminação de gargalos.

Falando em volume, tivemos recordes de expedição de produtos da linha de Especialidades, que nos trouxe ganhos financeiros e também ambientais. Isso porque temos investido para transformar substâncias antes descartadas em produtos de alto valor agregado (como o gesso, ácido sulfúrico e ácido fluossilícico), tornando a cadeia produtiva mais sustentável e contribuindo para a economia circular.

Em 2022, vamos continuar com projetos de inovação, focados na estabilidade operacional e no incremento de produtividade e eficiência, com o objetivo de ter uma operação com custos menores e, consequentemente, mais competitiva e, ao mesmo tempo, reduzindo riscos, valorizando a diversidade e respeitando o meio ambiente e as comunidades. Queremos ir além das fronteiras de nossas minas, queremos engajar toda a cadeia produtiva e incentivar outros players do mercado a adotarem práticas responsáveis. Só assim avançaremos em nossa missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa.

*Vice-Presidente de Operações da Mosaic Fertilizantes
Foto: Mosaic/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.