A parceria entre a PCP Produtos Siderúrgicos, do Grupo PCP Steel, de Caxias do Sul (RS) e a mineira Inmeco traz um novo modelo de caçamba ao mercado. A Meia Cana Europa tem um exclusivo sistema de abertura da tampa e vedação traseira, dando mais segurança ao veículo e a terceiros. Sua estrutura é totalmente fabricada em aços de alta resistência Ruukki, tornando o veículo mais leve, mais resistente e mais econômico.
Implementos destinados à mineração têm ciclos curtos de distância, carregando e descarregando com grande frequência. Os minérios são materiais abrasivos que, em questão de pouco tempo, geram muito desgaste ao equipamento. É por isso que empresas do setor estão adotando os aços de alta resistência ao desgaste para o uso em caçambas que tenham essa aplicação. A Inmeco já tem 12 anos de atuação no mercado de implementos rodoviários e desde 2010 fabrica caçambas meia cana com aços Optim (estrutural) e Raex (anti-desgaste) da Ruukki, fornecidos pela PCP Produtos Siderúrgicos, Parceira Certificada da usina finlandesa no Brasil.
As caçambas meia cana são utilizadas para mineração e obras de terraplanagem. Esse tipo de modelo centraliza a carga e facilita o escoamento, que aliado ao sistema de articulação, torna a operação de basculamento mais segura. Mesmo assim, algumas circunstâncias específicas necessitam o desenvolvimento de novas soluções.
Normalmente, as caçambas meia cana têm sua tampa traseira sem nenhum tipo trava, presas na parte superior por braços metálicos, mantendo-se fechadas apenas com a força da gravidade. Isso pode gerar transtornos em algumas situações, como por exemplo, ao transportar materiais com alta umidade por estradas sem pavimentação, com aclives acentuados e desníveis ao longo da pista. É comum que a carga transportada escorra para a estrada, gerando desperdício, afetando as condições do piso, aumentando os custos com manutenção das vias e até mesmo colocando em risco outros condutores. Além disso, o sistema de articulação dos braços pode muitas vezes encontrar obstáculos na hora do basculamento, ocasionando tensão no suporte da caçamba e podendo danificar o equipamento.
Pensando nesse cenário, a Inmeco desenvolveu junto à engenharia da PCP Produtos Siderúrgicos, a Caçamba Meia Cana Europa. Destinada a caminhões 6×4 e 8×4 para transporte pesado em minerações, ela conta com um sistema de abertura da tampa traseira, sem o uso dos tradicionais braços e uma vedação com o uso de travas. Esse novo design evita que a carga escorra pela tampa traseira e ainda favorece a segurança do equipamento, pois se elimina um ponto vulnerável de acidentes, causados quando a tampa traseira encontra um obstáculo durante o basculamento da carga. São utilizadas chapas de aço de alta resistência Raex 450 de menor espessura, com 8 mm no fundo e 6 mm nas laterais, assim como se utiliza em diversos veículos europeus, fonte de inspiração desse projeto.
“Outro detalhe que torna esse equipamento único no mercado é que a caçamba não está diretamente em contato com o chassi. Foram instalados amortecedores entre a caixa de carga e o chassi do equipamento, o que alivia o impacto no momento da carga, dissipando a energia e contribuindo para aumentar a vida útil do veículo”, explica Leonardo Monteiro Parreiras, diretor da Inmeco. Com o uso dos aços de alta resistência, a caçamba também fica mais leve, reduzindo o seu peso em mais de 400 kg, ou seja, uma redução acima de 10% no peso final do produto em relação ao equipamento anterior. Consequentemente, isso reduz o consumo de combustível do caminhão e aumenta o peso disponível para o transporte de cargas.