A IDS, multinacional com base na Itália e fabricante de produtos para engenharia eletromagnética, traz para o mercado brasileiro o primeiro equipamento de detecção de interferências no solo que possibilita uma visualização imediata.
Chamada de Opera Duo, a máquina possui um software que permite a navegação por meio de programas como o Google Maps e o AutoCAD. Dessa forma, ao ser utilizado, o equipamento pode apresentar informações e detalhes com uma precisão decimal até. Além de servir como aliado à produtividade das empresas, a tecnologia trará maior assertividade na leitura do solo. Com isso, a mineração desponta como um dos grandes mercados interessados em sua utilização.
“Há um grande potencial de uso desse tipo de máquina no Brasil, devido às grandes obras. Todas as empresas que necessitam de um estudo detalhado do solo são potenciais clientes, pois o equipamento pode evitar acidentes como o rompimento de cabos, fibra óptica ou tubulações durante obras e escavações, já que os resultados têm alta precisão”, afirma o vice-presidente da IDS no Brasil, Maurício Barroso Siqueira.
Um fator que motivará estudos cada vez mais detalhados do solo é a crescente falta de água em certas regiões brasileiras. O objetivo da fabricante é quase de uma prestadora de serviços, auxiliando no processo contra fraudes e perdas financeiras da água, além de melhorar a gestão de seu uso.