HYDRO PARAGOMINAS: DESTINAÇÃO RESPONSÁVEL

HYDRO PARAGOMINAS: DESTINAÇÃO RESPONSÁVEL

A Hydro está comprometida a impulsionar a sustentabilidade na indústria do alumínio e a busca por uma mineração sustentável é um elemento essencial para cumprir este objetivo. No que diz respeito à rejeitos, a Hydro Paragominas usa a metodologia Tailings Dry Backfill (Foto), que permite que os rejeitos inertes da bauxita sejam devolvidos às áreas já abertas e mineradas, antecedendo o processo de reabilitação, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes. Isso representa o fim da necessidade de construção de novas barragens para o rejeito.

O rejeito da bauxita é inerte e química e fisicamente similar ao que foi retirado durante o processo de lavra. Portanto, é devolvido para a natureza sem impacto ao meio ambiente e não oferece potencial de contaminação ao solo e às águas subterrâneas. O rejeito seco retorna para as áreas mineradas. Assim, a barragem é liberada para receber temporariamente novos rejeitos, reiniciando o processo de secagem.

Após a etapa de secagem, os rejeitos sólidos retornam para as áreas já mineradas e depois recebem uma camada de terra, como parte da preparação para a reabilitação completa da área. O nível do solo permanece o mesmo e o rejeito é reaproveitado. Após essa etapa, começa o reflorestamento.

No que diz respeito aos resíduos, as metas da Hydro para 2030 de maior utilização de resíduo de bauxita e redução do depósito em aterro são complementadas com as ambições de eliminar a necessidade de novas áreas para armazenamento permanente de resíduos de bauxita até 2050, e eliminar a deposição em aterro de todos os outros resíduos recuperáveis até 2040. O convênio de cooperação técnica-científica da Hydro com a Universidade Federal do Pará (UFPA) é vital para essa meta. Estão sendo realizadas diversas pesquisas para o uso do resíduo da bauxita na produção de cimento e agregado sintético, entre outros.

Foto: Hydro/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.