A Horizonte Minerals firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER/PA), hoje (30/11). Com a parceria, a empresa investirá R$ 1 milhão para que o órgão estadual execute um programa de incentivo à produção agroecológica nos projetos de assentamento Joncom e Pecosa, no município de Conceição do Araguaia, no sudeste paraense. Cerca de 50 famílias serão beneficiadas pela iniciativa.
A ideia é que os recursos destinados pela empresa ao acordo garantam materiais, insumos e serviços técnicos e administrativos para os dois projetos, como também assegurem condições para que a EMATER obtenha maquinário e equipamentos que serão usados nas atividades a serem realizadas nos assentamentos.
“A agricultura familiar, além de gerar emprego e renda, preserva a tradição cultural com a produção de alimentos típicos da região. Essa parceria, portanto, nos permite colaborar para o desenvolvimento econômico e social das comunidades da região em que atuamos”, afirma André Vasconcelos, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Horizonte Minerals.
O acordo entra em vigor no mês de dezembro, com plano de trabalho a ser executado pela EMATER pelo período de dois anos. A iniciativa faz parte do plano de ação do licenciamento ambiental do Projeto Araguaia Níquel e converge para a política estadual de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária e atividades do órgão estadual que prioriza a agricultura familiar.
Sobre o Projeto Araguaia
Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia em maio de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. As obras de construção seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma, com 16% das obras concluídas, seguindo a previsão de produção do primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024.
Recentemente, o Projeto Araguaia foi considerado um dos empreendimentos estratégicos da mineração pelo Governo Brasileiro, e deve gerar cerca de 2,5 mil empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina.
Quem é a EMATER/PARÁ
A EMATER-PARÁ é o órgão oficial de Ater do Estado do Pará que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural.