A Henkel completa hoje 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Tendo iniciado suas operações em 13 de novembro de 1955, quando inaugurou sua fábrica em Jacareí (SP), a empresa possui hoje três fábricas, nos municípios de Diadema (SP), Jundiaí (SP) e Itapevi (SP).
“Escolhemos o Brasil para iniciar as nossas operações na América Latina e durante esses 60 anos, trouxemos importantes inovações por meio de nossas marcas e tecnologias inovadoras que estão presentes em todo o tipo de produto que os brasileiros utilizam no dia a dia”, afirma Manuel Macedo, presidente da Henkel Brasil. “É um grande orgulho para nós vermos que ao longo da nossa trajetória a oferta de marcas e tecnologias da Henkel evoluiu e cresceu junto com o país”.
Um dos orgulhos históricos da companhia se deu no fim da década de 70, quando a fábrica modernizou-se e tornou-se a primeira indústria química da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, a receber uma Estação de Tratamento de Efluentes, demonstrando seu pioneirismo com a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. A água tratada passou a retornar ao rio Jacareí limpa e pura, evitando prejuízos ao ecossistema local. Outros pontos importantes ao longo da linha do tempo se deram 1983, quando a empresa inaugurou sua unidade de Itapevi, e em 2012, quando ela lançou a Estratégia de Sustentabilidade 2030, com o objetivo de alcançar resultados com menos recursos e o triplo da eficiência.