Nos últimos anos, os guindastes torre Liebherr vêm sendo utilizados em diversas minas na América do Sul. Tanto na implementação do empreendimento, como na manutenção posterior da própria mina e de suas instalações de processamento mineral. Particularmente, os modelos 1250 HC 50, 1000 EC-H 40 e 630 EC-H. Amparados por um amplo pacote de serviços, estão mobilizados em várias minas do Chile e do Peru. A potencialidade dessas gruas será apresentada na Exposibram 2019.
Três guindastes de torre do tipo 1250 HC, com versões de 40 e 50 t, por exemplo, operam na mina de cobre “Minera Sierra Gorda”. Usados inicialmente para instalação de tanques, com peso entre 14 e 17 toneladas, passaram depois a ser utilizados em trabalhos de manutenção, em células de flotação e moinhos.
Luiz Meirelles, gerente de vendas de Guindastes de Torre da Liebherr Brasil, diz que a vantagem de seu uso na mineração é o alcance do equipamento. Assim como a precisão na movimentação de cargas e a baixa interferência com no entorno. “Os guindastes de torre são extremamente flexíveis em altura, alcance, fixo ou móveis sobre trilhos, dentre outras configurações especiais”.
Mobilidade e automontáveis
A mineração, segundo eles, absorve muito bem os guindastes de torre automontáveis. Principalmente por causa da mobilidade e operação em locais confinados. Quando os guindastes de torre têm vantagem pelo porte reduzido, princípio de montagem ou sobrepõem a área desejada. Os guindastes de torre automontáveis dispensam um equipamento auxiliar para sua montagem. Já que realizam inclusive a própria montagem do seu contrapeso.
Em muitos casos, a Liebherr responde por todos os trabalhos de manutenção e serviços referentes aos equipamentos. Os contratos, com suporte da fábrica brasileira e equipes de campo, incluem assistência técnica integral e consultoria para otimização das aplicações. Além de treinamentos específicos para formação de operadores e técnicos em manutenção dos guindastes de torre.
Veja também
Liebherr apresenta nova escavadeira e carregadeira na Exposibram 2019