Por Redação ITM
CAMINHÃO LIEBHERR DE 100 T
Na MINExpo 2016, realizada entre 26 e 28 de setembro em Las Vegas (EUA), a Liebherr Mining levou o gigante T 284 com PBT de 600 t e um novo modelo, de 100 ton, o T 236, juntamente a nova série de motores diesel D98. O T 236 pode ser utilizado com quatro diferentes escavadeiras de mineração da Liebherr: R 9100; 9150, R 9200 e R 9250. O modelo de 100 ton será disponibilizado gradativamente no mercado mundial. Equipado com um sistema de acionamento elétrico Litronic Plus Generation, verticalmente integrado, o T 236 foi concebido para assegurar grande disponibilidade – e um longo período de atividade entre as revisões nos diversos componentes. Conta com bateria bipolar, motor de partida e sistema de talha como itens padrão. O sistema de isolamento do Litronic Plus garante total segurança ao pessoal de manutenção. O comprimento dos cabos também é minimizado pelo layout do trem de força com sistema elétrico in-line.
O Sistema de acionamento Litronic Plus Generation 2 drive caracteriza-se pela nova tecnologia Active Front End, que permite que a máquina entregue uma velocidade controlada do motor com baixo consumo de combustível. Do mesmo modo, o sistema hidráulico variável do T 236 reduz o consumo de combustível quando a potência não é requerida. A Liebherr garante que o T 236 é o primeiro caminhão diesel em sua classe a incorporar um sistema de frenagem imerso em óleo com capacidades de retardamento de quatro cantos – dando maior confiabilidade ao sistema de frenagem.
ESCAVADEIRA VOLVO DE GRANDE PORTE
A Volvo lançou no Brasil a escavadeira EC750DL, que é uma evolução da opção de grande porte da marca, o modelo EC700C. A EC750DL tem maior peso operacional (72,7 t contra 69 t da versão anterior) e caçamba de maior capacidade (4,4 m³, ante 4 m³ do modelo EC700C). Para aumentar a velocidade nos ciclos de trabalho e cerca de 9% na força de escavação, o novo modelo teve a potência do motor aumentada em 11% e a potência hidráulica em 10%. Outro importante avanço da nova EC750DL em relação a sua antecessora é o aumento de 6% na força de tração, para vencer mais facilmente aclives e rampas. Apesar do aumento de potência, a Volvo calcula em 5% a redução no consumo de combustível, que é equipado com o sistema ECO patenteado pela marca.
CAT RENOVA LINHA DE CARREGADEIRAS
A Caterpillar lançou uma nova linha de carregadeiras de médio porte. São oito diferentes opções dos modelos fabricados no Brasil, a 950, 962, 966 e 972 – quatro na série “L” e quatro na série “M”. Lembrando que a série “M” é apenas uma variação “prime” da “L”, com alguns recursos adicionais (como o controle por joysticks, por exemplo), as duas novas séries tem em comum a manutenção de algumas soluções importantes e também avanços em relação à série anterior, a “H”. O design das caçambas, com comprovada performance de penetração, foi mantido, assim como o sistema hidráulico de detecção de carga (que reduz a rotação, quando o equipamento não está trabalhando). As maiores novidades são: a remodelação da cabine, com vidro curvo e visão de 315º; a redistribuição dos pesos na máquina e o aumento de 100 mm na distância entreeixos; o sistema lock up clutch (que evita interrupção de torque na passagem de marcha); e um sistema de pesagem já incorporado de fábrica. Com esses recursos embarcados, a Caterpillar garante ter chegado a uma redução de 10 a 15% no consumo de combustível – apesar de ter aumentado em 10% a potência dos motores.