A Mina de Candiota da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) recebeu nesta quinta-feira, 08/05, uma comitiva de investidores da empresa norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) e de sua representante no Brasil, a Vamtec S/A. A visita é parte da parceria firmada nesta quarta-feira com o Governo do Estado e a CRM visando um estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental voltado à implantação de uma usina de gaseificação de carvão na Mina, onde a Companhia será a fornecedora do mineral. O objetivo desta visita foi obter maiores informações sobre as propriedades químicas e demais especificidades do carvão, além de conhecer melhor o processo de mineração. Além da utilização convencional do carvão para a geração de energia, a carboquímica do mineral tem sido colocada sob perspectiva e atraido investidores. A indústria busca a elaboração do gás de síntese (Syngas), uma alternativa que agrega valor ao mineral, além de garantir maior sustentabilidade, com menos danos ao meio ambiente.
“Entramos em uma nova etapa na utilização do carvão mineral, que será materializada através de investimentos, ampliação da renda e criação de novos empregos no Estado”, garantiu o presidente da CRM Elifas Simas durante a assinatura do termo de cooperação com a SES/Vamtec, na quarta, 07/05, no Palácio Piratini. Conforme detalha José Roberto Varella, da Vamtec, o processo de estudos terá investimento de US$ 4 milhões, durará 12 meses, e configura-se na caracterização do carvão, com testes que atestarão o potencial do mineral. “É um processo limpo em uma usina de 75MW que temos excelentes perspectivas de concretizá-lo”, destacou, salientando a importância das parcerias com o Estado, inclusive no processo de envio das amostragens aos Estados Unidos, onde será feita a análise em escala.
A comitiva foi composta por Yuri Varella, José Varella e José Paulo Amaro, da Vamtec; Guilherme Pantaleão Priebe, Paulo José Gallas da Cientec e Alma Rodarte, da Synthesis Energy Systems (SES). Eles foram recepcionados pelo Gerente Técnico, engenheiro de Minas, Douglas Loureiro. O grupo contou ainda com representantes do Executivo e imprensa local que após visitam o sítio de mineração.