Por: Eduardo de Come, CEO da Ero Brasil
O ano de 2024 tem sido marcado por conquistas importantes em todas as unidades da Ero. Por isso, já começo parabenizando os esforços de todos(as) nossos(as) colaboradores(as) que nos ajudaram nessas conquistas. Na unidade Caraíba (BA), o projeto de Expansão da Planta foi concluído, está em operação e fornecendo os benefícios que esperávamos. Aumentamos nossa capacidade de processamento de 3,2 para 4,2 milhões de toneladas por ano em 2023, o que tem definido os bons rumos de 2024. Temos alcançado excelentes resultados na unidade Xavantina (MT), e celebramos, em setembro, o início das operações na unidade de Tucumã, no Pará. Em números, essa adição significa que planejamos dobrar a produção em 2025, tornando a Ero a segunda maior produtora de cobre do Brasil.
Outro fator que torna 2024 um ano muito significativo é que, com a entrada em operação da nossa unidade de Tucumã, comprovamos nossa capacidade de executar todas as etapas de um projeto, construindo uma planta partindo do zero, em um local no qual só tínhamos o direito minerário, obtendo todas as licenças necessárias para a operação, mantendo uma boa relação com a comunidade e, sobretudo, assegurando a segurança de nossos(as) colaboradores(as).
Em 2024, comemoramos 55 anos com bases em terras nordestinas, mais especificamente com raízes no sertão baiano. Por isso, a unidade da Caraíba nos brindou com a exposição “55 anos de História”. Um evento que mostrou a força que vem de dentro dos nossos times e das comunidades do entorno dos empreendimentos.
Nesse ano também realizamos a primeira SIPATMIN integrada, antes realizada em diferentes datas por todas as nossas unidades. Em 2024, de forma inédita, o evento passou a ter um calendário único, reunindo todos os nossos esforços voltados para a cultura de saúde, segurança e respeito às pessoas.
O crescimento da Ero também é um marco notável e que representa passos fundamentais rumo à longevidade e sustentabilidade da companhia, especialmente quando consideramos os cenários positivos que temos pela frente diante da discussão sobre a transição de matriz energética. Essa transição tem como base o carro elétrico e a energia eólica e solar, que demandam um uso elevado de cobre. Então, este é um momento favorável para aumentar nossa produção mineral e continuar usufruindo dos benefícios de termos nos organizado para vivenciarmos tudo que está sendo realizado agora. O sucesso do desenvolvimento dos projetos atuais da empresa é um fator que fortalece nossa credibilidade e nos impulsiona a investir em novos empreendimentos, como é o caso do projeto Furnas, que será desenvolvido em parceria com a Vale. Essa nova iniciativa está localizada no estado do Pará, próxima à cidade de Parauapebas, e é um depósito de cobre bastante promissor.
Também continuaremos investindo em pesquisas geológicas no Vale do Curaçá, na Bahia, e em Mato Grosso, buscando novos depósitos de cobre e ouro. Assim como seguiremos acompanhando o mercado e analisando outras oportunidades de crescimento.
Com tantas vitórias e desafios superados, com certeza sentimos muito orgulho e gratidão. Não podemos esquecer do papel fundamental que nossos acionistas tiveram ao investir e acreditar na empresa e no nosso país. Além disso, é importante ressaltar o empenho dos(as) colaboradores(as) de nosso time, que são os(as) principais responsáveis por todas essas conquistas e precisam ser ainda mais valorizados(as). Me sinto honrado em ter um time tão especial comigo. Peço que sigam dedicados(as) como são e que sempre atuem pensando em sua própria segurança e na segurança de seus(suas) colegas. Segurança é fator fundamental e base de nossas operações.
Por fim, agradeço mais uma vez a todos(as) e desejo aos(às) colaboradores(as) da Ero e demais leitores(as) um 2025 repleto de realizações.