GESSO INTEGRAL VENCE LEILÃO DO SGB

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, nesta terça-feira (4/6), o leilão de ativos minerários que fortalecem a cadeia produtiva do agronegócio. O depósito de agrominerais (gipsita e calcário) teve seis concorrentes e foi arrematado pela empresa Gesso Integral Ltda. A área está localizada no estado do Pará.

A empresa Gesso Integral venceu o leilão ao oferecer o percentual de 25,5% sobre a receita bruta mensal dos minérios explorados, a título de Bônus de Produção. Além disso, realizará o pagamento de R$ 5 milhões à União. Esse valor corresponde ao Bônus de Assinatura e aos Prêmios de Oportunidade, que serão pagos em três momentos: antes da celebração do Contrato de Promessa de Cessão de Direitos; após a pesquisa geológica que comprove a viabilidade econômica da área; e o último, no início das operações.

Esse projeto (Agrominerais de Aveiro) corresponde a áreas com ocorrências de gipsita (no Rio Cupari) e calcário (em Aveiro) – substâncias utilizadas como importantes insumos para o setor agrícola. Os recursos totalizam cerca de 326 milhões de toneladas de gipsita e 588 milhões de toneladas de calcário.

Segundo o diretor da empresa, Marcos Vasconcelos Ferreira, a aquisição da área é muito importante para expandir as atividades da companhia, que já está presente no Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco, e no Polo Gesseiro do Maranhão.

Novas rodadas

Os projetos Ouro de Natividade (TO), Diamantes em Santo Inácio (BA) e Caulim do Rio Capim (PA) não receberam propostas. O SGB avaliará a realização de uma nova rodada do leilão.

Já para o projeto Fosfato de Miriri foi apresentada proposta por uma empresa. No entanto, havia pendências na documentação, e a Comissão Especial de Licitação (CEL) deu o prazo de cinco dias para a regularização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.