A Mineração Paragominas conseguiu em quatro anos reduzir em quase 80% o desperdício de alimentos e, consequentemente, a incineração dos resíduos oriundos dos restaurantes da mina. Isso só foi possível após um plano estruturado de gerenciamento de resíduos orgânicos nos refeitórios, com acompanhamento rígido e dedicação de toda a unidade. Com essa medida, a empresa consegue, indiretamente, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Localizada no município de Paragominas, no Estado do Pará, a mina de bauxita da Hydro possui dois refeitórios, que atendem mais de 1.500 empregados diretos e 1.150 contratados. O desafio de buscar alternativas à incineração dos resíduos foi enfrentado em duas etapas.
A primeira consistiu em identificar, quantificar, setorizar e qualificar o que era gerado; no aproveitamento de cascas de frutas e legumes no cardápio; treinamentos dos profissionais envolvidos na produção das refeições; controle no recebimento dos insumos; e campanhas de sensibilização dos usuários quanto ao desperdício de alimentos.
A segunda etapa ocorreu por meio da aquisição de oito máquinas recicladoras de resíduos orgânicos, cada uma com capacidade para transformar até 100 Kg de resíduos em composto rico para o solo por dia.
Além da redução em R$ 540 mil dos custos com incineração, o composto gerado foi usado na recuperação das áreas mineradas e no controle de erosões do solo.Em 2019 foram recuperados 135,89 ha usando as técnicas de plantio tradicional e nucleação
Foto: Roberto Ribeiro/LED Produções